Continua após publicidade

Nunca foi a um SPA? 12 dúvidas sobre a experiência respondidas

Marcamos horário em vários spas para esclarecer o que você não tinha a quem perguntar

Por Camila Neves (colaboradora)
16 jan 2022, 09h00

O spa deveria ser um lugar para encontrar seu eu interior, cuidar do corpo, mente e espírito, esquecer os problemas cotidianos, recarregar as energias… Certo? Pois algumas de nós têm a maior dificuldade de desconectar e se entregar de cabeça à experiência simplesmente por não saber o que fazer nesses oásis anti-stress.

A BOA FORMA recrutou entendidos da área para falar sobre regrinhas de ouro que devem ser seguidas antes, durante e depois dos tratamentos corporais e faciais. Spoiler: não é ok gemer durante a massagem!

O QUE PASSA PELA SUA CABEÇA…

…ANTES DA SESSÃO

.
(./Divulgação)

1. “Estou menstruada. Aviso?”
Precisar, não precisa, mas é bom. Por dois motivos: ficamos mais sensíveis à pressão do toque. E alguns tratamentos, como sauna e massagem na região abdominal, podem aumentar o fluxo menstrual.

2. “Prefiro fazer massagem com uma mulher. É possível?”

Claro! Nesse caso, a escolha é sempre do cliente. “Quando a pessoa não se sente confortável com o terapeuta masculino, deve solicitar uma mulher no momento do agendamento, pelo telefone”, indica Betina Weber, do Kennzur, em São Paulo.

3. “Não consegui me depilar a tempo. Isso é chato?”

De jeito nenhum! A terapeuta tem como único objetivo fazer seu trabalho da melhor maneira possível. “Não é exagero dizer que, provavelmente, ela nem vai reparar, pois o foco está no resultado final: o bem-estar da cliente”, esclarece Betina.

4. “Em que situações devo cancelar o tratamento?”

Está resfriada, com febre, queimaduras de sol, alergias ou alguma doença que deixe a deixe dolorida ou indisposta? Remarque a massagem. “Ela estimula o sistema circulatório e pode espalhar vírus e bactérias por todo o corpo”, alerta Fernanda Pinazo, proprietária do Aigai Spa, em São Paulo.

Continua após a publicidade

…DURANTE O PROCEDIMENTO

Tipos de massagem - Ayurvédica
(WIN-Initiative/Getty Images)

5. “Os acessórios utilizados (como pedras quentes) são esterilizados?”

Sempre! “Utensílios de uso comum devem ser sempre higienizados”, alerta Betina. No caso de pedras quentes, a limpeza é necessária para remover o excesso de óleo ou creme utilizado e para fazer a limpeza energética.

6. “Preciso ficar pelada?”

No geral, quanto menos roupa, melhor. Mas o importante 
é você se sentir confortável. “É bastante comum mulheres estrangeiras chegarem às salas de atendimento nuas”, conta Betina. No Brasil, o normal é manter a parte de baixo.

“Muitos spas oferecem roupas íntimas descartáveis para não sujar sua lingerie com óleos”, diz Lara Cerullo Oliveira, relações-públicas do Kurotel, em Gramado (RS). E não é preciso se preocupar em passar frio
 ou vergonha: enquanto uma parte do corpo é massageada, 
as demais permanecem cobertas.

7. “Tudo bem levar alguém comigo?”

Não é aconselhável. “Apenas se optar por uma massagem para dois”, esclarece Fernanda Pinazo. A presença extra distrai tanto a profissional quanto quem recebe o tratamento.

8. “Posso parar a sessão e ir ao banheiro?”

Como a massagem estimula a circulação e o sistema linfático, é normal ficar
 com vontade de fazer xixi. “Em casos de extrema necessidade, é melhor ir ao banheiro para relaxar 
e aproveitar o tratamento”, ensina Fernanda Pereira, terapeuta nacional da marca francesa Caudalie. Só lembre-se de que o tempo gasto fora da sala será perdido.

Continua após a publicidade

9. “É normal ter os seios e o bumbum tocados?”

Depende. Em massagens relaxantes, faz parte manusear os músculos ligados aos seios (e não aréolas, pelamor!) e alguns pontos das nádegas. “São regiões que carregam muita tensão muscular”, explica Fernanda Pinazo. “Nada impede que você, caso sinta-se desconfortável com alguma situação, fale isso claramente”, sugere Betina.

10. “Pega mal gemer na massagem?”

Depende do barulho ao qual você se refere! Uma respiração profunda seguida de um “hummm” baixinho (aquele que acompanha a sensação de alívio) é ok. Gemer não é ok.

…DEPOIS DO MIMO

Tipos de massagem - relaxante
(Sorrasak Jar Tinyo/Getty Images)

11. “Devo aceitar o chá ou a água aromatizada que me oferecem?”

Sim, eles ajudam no processo de hidratação e desintoxicação do organismo. “O resultado final do tratamento é uma pele mais bonita, nutrida e macia”, diz Fernanda Pinazo.

12. “E quanto à gorjeta? Preciso dar?”

Apesar de não ser costume no Brasil, gorjetas são sempre bem-vindas – principalmente se você saiu satisfeita e pisando nas nuvens.

IMAGEM BLINDADA

Continua após a publicidade

Tem que sair do spa e voltar diretamente à realidade do trabalho? Aqui vão algumas dicas:

coque samurai
coque samurai (./BOA FORMA)
  • Cabeça a salvo
    Peça à terapeuta para não tocar nos fios se as mãos dela estiverem com creme. Trocar o elástico por presilha e envolver o cabelo numa touca ajuda a manter o look apresentável.
  • Massagem a seco
    Não resiste a uma massagem no couro cabeludo? Não precisa ficar na vontade. Basta a expert não exagerar no tempo (para não aumentar a oleosidade). Caso 
os fios fiquem pesados, o xampu seco reverte o dano.
  • Penteado truqueiro
    Para quem não abre mão do tratamento completo (com óleo, inclusive) e não tem tempo de um banho, a solução é apelar para um coque bem preso e alto. Fica chique e disfarça!
  • Hidratação máxima
    Um creme facial emoliente previne o rosto marcado após passar uns minutos (que poderiam ser eternos!) apoiada no suporte da maca — o que causa uma inevitável e amarrotada cara de sono.
  • Pele revigorada
    Para reverter o visual amassado pós-massagem, nada como uma máscara facial geladinha! Não tem por aí? Use gelo mesmo, envolto em uma toalha para
não queimar a pele.
Publicidade