Continua após publicidade

Plano de 24h para compensar os exageros do recesso

Comeu e bebeu demais? Saiba exatamente o que fazer para voltar ao equilíbrio e revigorar o organismo

Por Caroline Randmer (colaboradora)
9 jan 2021, 09h00

Depois de um ano tão diferente de todos os outros, a gente merecia uma comemoraçãozinha, não é mesmo? Mas aí o recesso acaba, e a ressaca bate. O que fazer para voltar ao equilíbrio e sentir o corpo leve novamente? Veja dicas para você se recuperar dos exageros do recesso em um dia:

Plano de 24h para compensar os exageros do recesso

  • Beba água entre as 6 e as 7 da manhã

Um copo de água – de preferência quente e com limão – estimula o funcionamento do intestino e reduz o inchaço que o recesso trouxe. “O líquido ainda faz uma faxina no organismo e auxilia a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina”, conta Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

  • Tome café da manhã às 9h

A primeira refeição do dia é responsável por dar aquele empurrãozinho no metabolismo. Na hora de pôr a mesa, opte por fontes de proteína para deixá-lo satisfeito por mais tempo e de fibra para auxiliar na digestão.

  • Almoce entre meio dia e 13h

“É nessa hora que nossas enzimas digestivas começam a trabalhar a todo vapor”, revela Letícia. Pegue carona nessa onda e aposte em uma salada variada com proteína magra e vegetais. Dica: adicione feijões brancos ao prato para evitar a compulsão por açúcar, que geralmente dá as caras após períodos de alimentação nada equilibrada.

  • Faça um lanche entre as 15h e as 16h

O período da tarde é primordial para o sucesso das funções do organismo. “Caso você não belisque alguma coisinha saudável nesse horário, o risco de atacar uma besteira até a hora de ir dormir aumenta muito”, alerta Letícia. Então use as frutas a seu favor e delicie-se com uma bem docinha, como o melão.

Continua após a publicidade
  • Exercite-se entre as 17h e as 18h

“No início da noite, os hormônios e neurotransmissores que nos fazem sentir bem sofrem uma queda”, explica Letícia. Para regularizar a situação você tem duas opções: esbaldar-se numa barra de chocolate ou sair para fazer uma caminhada. Como você provavelmente já saboreou doces no recesso, fique com a atividade física!

  • Jante entre 18h e 19h

Se você seguiu à risca todas as dicas até aqui, não coloque tudo a perder na última refeição do dia. Vá de sopa de vegetais ou vegetais cozidos para terminar de reduzir o inchaço e os gases. E, antes de sair da mesa, aprecie um chá de camomila, que acalma e favorece a digestão.

  • Durma às 21h

Deite cedo para dar tempo ao seu corpo de processar o fato de que você está voltando a uma rotina regrada. Você acordará sentindo-se renovado e mais do que disposto a manter uma alimentação equilibrada pelo resto da semana.

Publicidade