12 dilemas de beleza de quem malha

O cabelo arrepia, o cloro estraga a pele. Como continuar bonita antes, durante e depois dos exercícios? As soluções que você procura estão aqui

Está pensando em faltar no treino hoje só porque tem uma festa e não quer estragar o visual do cabelo? Nada disso! Listamos soluções para os principais probleminhas de beleza que a gente tem que encarar na hora da malhação.

1. Minhas unhas lascam durante a malhação. Como protegê-las?
O ideal é mantê-las com no máximo meio centímetro. Dependendo da atividade física (se for escalar, por exemplo), encape-as com esparadrapo para peles sensíveis, que protege sem incomodar. Faça aplicações semanais de fortalecedores com cálcio e use hidratantes para as mãos. Há um tratamento com aplicação de ácido retinóico em base esmalte medicinal para unhas muito fragilizadas, prescrito apenas por dermatologistas.
 

2. Após a hidroginástica, fico enrugada por bastante tempo. O que posso fazer para voltar rápido ao normal?
Alterne jatos de água fria e quente. O estica-encolhe provocado pela alteração brusca de temperatura faz com que a pele se tensione rapidamente, voltando ao estado original.

3. Usar rabo de cavalo na hora da ginástica estraga o cabelo?
Sim. “Puxá-lo demais provoca um estreitamento dos vasos, reduzindo a circulação sanguínea na região. A raiz não recebe a devida nutrição, provocando enfraquecimento e queda. Apertar demais o mesmo local também pode partir os fios”, adverte o dermatologista Ricardo Fenelon. A solução é deixar o penteado meio frouxo e usar prendedores de pano ou palitos. Evite os emborrachados, pois, com o suor, os fios grudam no elástico e são arrancados quando você for soltar o cabelo.

4. Como não arrancar cabelo junto com a touca de natação?
Delicadeza e paciência são essenciais na colocação e na retirada. Cabelos médios e longos devem ser presos com elástico para que grudem o mínimo possível no silicone; já os curtos podem ser apenas assentados com grampos. Você pode colocar uma touca de tecido embaixo da emborrachada, evitando o contato direto com o silicone. Na hora de retirá-la, empurre-a com os dedos, enrolando-a sobre si mesma até a metade da cabeça. Depois, é só puxar (com cuidado, claro!).

5. A piscina deixa o cabelo verde, a pele ressecada e o esmalte opaco. O que fazer para evitar isso?
“As louras são mais afetadas porque o cobre, utilizado na limpeza da água, reage com os pigmentos amarelos naturais ou sintéticos dos fios, deixando um tom esverdeado. Por isso, não dispense cremes protetores do tipo leave-in e uma lavagem semanal com xampu anti-resíduos”, explica o dermatologista Valcinir Bedin. Para conservar as unhas, use sempre um protetor incolor sob e sobre o esmalte. Habitue-se a passar algumas gotas de óleo de banho após a ducha: ele hidrata, perfuma e deixa a pele com um aspecto acetinado.

6. Quando me exercito fico com a parte interna das coxas irritada. O que estou fazendo de errado?
Essas irritações são resultado de fricção exagerada. Antes da atividade física, aplique cremes ou pomadas antiassaduras como os indicados para bebês. Se achar a consistência muito firme, difícil de esparramar, experimente misturar um tubo da pomada com um vidro pequeno de óleo de amêndoas.

7. Existe um modo de evitar calos?
As calosidades nada mais são do que a pele endurecida pelo atrito com o calçado. Para evitar que isso ocorra, escolha um modelo de tênis que respeite, além da atividade física praticada, o formato e o tamanho do seu pé.

8. Fico cheia de bolinhas quando transpiro. Isso é normal?
“Você pode estar com urticária colialérica, uma irritação que surge após intenso esforço físico e desaparece espontaneamente. Outra possibilidade é que seja uma irritação local provocada pelo contato de materiais sintéticos com a derme”, alerta Ricardo Fenelon. Prefira roupas com algodão (como o cotton-lycra), que são práticas, leves, macias e não impedem a transpiração e evaporação do suor.

9. Existe algum truque para que a maquiagem não escorra durante a aula de ginástica?
O ideal é limpar o rosto antes dos exercícios. “A hora da malhação permite, no máximo, uma maquiagem leve, discreta, restrita a batom e rímel. Para não borrar, escolha apenas produtos à prova d’água”, ensina o maquiador Théo Carias. 

10. Dá para manter a “pose” após uma hora de malhação?
Só se você investir em uma produção mais caprichada. Prenda o cabelo com elásticos resistentes e grampos para evitar que os fios fiquem caindo e grudando na pele. Mantenha à mão lenços de papel ou toalhinhas de limpeza e passe-os no rosto e no pescoço toda vez que começar a suar muito.

11. Sempre que uso capacete para andar de bicicleta meu cabelo fica achatado. Existe um jeito de evitar que isso ocorra?
Não dá para impedir, mas há como disfarçar. Se você não puder lavá-lo após o exercício, recorra aos produtos finalizadores, como géis, pomadas e mousses, que modelam e garantem um look diferente a cada dia.

12. A corrente da bike suja minhas pernas. Como remover as manchas sem me machucar?
Antes de sair para pedalar, passe uma camada fina de óleo de amêndoas nas pernas para não deixar que a graxa grude na pele. Se ainda assim você ficar respingada, coloque um lenço de papel sobre as manchas para absorver o excesso. Em seguida, umedeça um chumaço de algodão com leite de limpeza ou demaquilante e passe no local.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s