5 de 10 filtros solares não têm o FPS do rótulo, conclui Proteste

Produtos de marcas famosas – e caras – estão entre os reprovados

Você segue direitinho a recomendação da sua dermatologista de passar protetor solar no rosto e no corpo todo dia e, de preferência, com fator de proteção solar (FPS) acima de 30. E inclusive aposta em produtos de qualidade – e preços altos – para garantir que a sua pele não sofra os efeitos maléficos do sol. Mas atenção: pode ser que o filtro que você está usando não esteja protegendo, de fato, a sua cútis.

O alerta vem de uma avaliação feita recentemente pela Proteste Associação de Consumidores com dez marcas de protetores solares faciais: NIVEA Sun, Cenoura&Bronze, O Boticário, Cetaphil, Sundown, L’Oreal Paris, ROC, Sunmax e La Roche-Posay.

Em laboratório, os pesquisadores analisaram a real proteção que os produtos oferecem. Será que é a mesma indicada no rótulo? No caso de cinco marcas, não. São elas: Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche-Posay. O protetor dessa última, por exemplo, apresentou um FPS 42% menor que o informado na embalagem. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que essa variação não seja maior que 17%.

Leia também: Filtro solar e repelente ao mesmo tempo? Descubra se pode

A Proteste também investigou a proteção UVA dos cosméticos, também conhecida como PPD. De acordo com as regras da Anvisa, ela deve representar um terço do valor do FPS. Então, um produto com FPS 60 deve ter proteção UVA maior ou igual a 20. Nesse quesito, quem se saiu pior na avaliação foi o produto da L’Oreal Paris, que ficou abaixo da recomendação mínima.

Essa foi a quarta vez que a associação fez teste com protetores solares e o problema se repetiu todas as vezes. Em nota, a entidade solicitou “uma fiscalização mais adequada dos produtos comercializados para evitar estes reiterados descumprimentos”.  Além disso, a Proteste pediu aos fabricantes dos filtros solares com FPS inferior ao indicado que corrijam a informação na embalagem. Um recall dos protetores também foi requerido à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.

E mais: O que é melhor: protetor solar com cor ou base com FPS?

Outro lado

Confira o posicionamento de cada marca sobre a avaliação da Proteste:

L’Oreal Paris e La Roche-Posay:

A L’Oréal refuta, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhece os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos.

A L’Oréal reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia. Todos os testes de nossos produtos solares – em particular os referentes a segurança e eficácia – foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente.

Ao contrário da Proteste, a L’Oréal apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial, utilizando as metodologias ISO 24444:2010 (FPS) e ISO 24442:2011 (PPD).

Os testes dos produtos Anthelios XL Fluide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L’Oréal Paris), que foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, apresentam resultados absolutamente divergentes dos informados pela Proteste, conforme abaixo:

 Resultados:

– Anthelios XL Fluide FPS 70

(testes realizados pelo Laboratório Dermscan):

FPS = 85,4

UVA: 44,5

 – Solar Expertise Invisilight FPS 50

(testes realizados pelos Laboratórios IEC France e Poland Dermscan):

FPS = 58,9

UVA: 23,2

Sundown e ROC:

A Johnson & Johnson Consumo, detentora das marcas SUNDOWN® e ROC®, reafirma seu compromisso com o consumidor na oferta de produtos de qualidade e na busca constante pela inovação e tecnologia dedicadas à saúde e ao bem-estar dos brasileiros. SUNDOWN® e ROC® oferecem o FPS declarado em suas embalagens, seguem a legislação nacional e são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vale reforçar que todos os produtos da linha SUNDOWN®, assim como os da ROC®, além de serem testados e aprovados pela Anvisa, também são validados por metodologias utilizadas por órgãos internacionais, como o FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) e a CCE (Comunidade Comum Europeia).

Em resposta ao teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a Johnson & Johnson Consumo informa que não teve acesso a informações específicas sobre a metodologia, o que impede uma análise concreta e fidedigna dos resultados. 

Sunmax:

Com relação ao estudo realizado pela Proteste com protetores solares, entre os quais consta o produto Sunmax Protetor Solar Fluid Pele Oleosa-Mista FPS 55, a Stiefel esclarece que, por não ter sido convidada a participar do referido estudo, desconhece as condições sob as quais o mesmo foi realizado, a análise dos dados, a quantidade de voluntários participantes e as documentações e aprovações exigidas para a realização do mesmo.

A Stiefel esclarece que o estudo clínico que comprova o Fator de Proteção Solar indicado no rótulo do produto Sunmax Protetor Solar Fluid Pele Oleosa-Mista FPS 55 foi submetido à apreciação do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e posteriormente submetido a rigorosa análise da ANVISA, que por sua vez concedeu autorização para a comercialização do produto, garantindo assim que sua rotulagem é compatível com a proteção oferecida pelo mesmo.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s