Publicidade
home / beleza /

cabelo

 Assine o RSS de Beleza

Como usar o secador?

Ele é o melhor amigo de quem não sai de casa sem ter feito escova no cabelo. Tatiana Steiner, dermatologista da Clínica Stockli, Wanderley Nunes, cabeleireiro do Studio W, e Silvana Fernandes, técnica da Taiff, todos de São Paulo, ensinam como tirar o máximo proveito dessa ferramenta (e continuar com os fios fortes e brilhantes)

Por Bruna Fioreti

garota de cabelos lisos

1. É verdade que o uso freqüente causa queda de cabelo?
Não. Mas o calor e a fricção da escova danificam as escamas dos fios. Daí, o cabelo fica com pequenas fissuras, o que aumenta a probabilidade de quebra no comprimento (não de queda).

2. Para que serve a variação de temperatura?
O modo quente tem o melhor efeito para alisar. Só que essa temperatura é agressiva – Tatiana Steiner alerta que pode até queimar o fio caso o aparelho seja usado muito perto dele. Por isso, primeiro tire toda a umidade com a temperatura média. Assim, você reduz o tempo de uso na quente. Quem tem o cabelo que alisa facilmente deve optar pela temperatura morna. O jato frio fixa o penteado e dá brilho.

3. Comprei um secador com íons. Ele cumpre o prometido?
Sim. Os íons negativos acabam com a eletrostática do cabelo – o famoso arrepiado. “Também ajudam a selar as cutículas da fibra capilar, proporcionando mais brilho”, diz a dermatologista.

4. E a potência? Como ela ajuda?
No salão, utilizamos uma potência alta – em torno de 2400 W – para agilizar o trabalho. Mas, para fazer a escova sozinha, isso pode ser perigoso, pois há o risco de queimar o couro cabeludo”, conta Wanderley Nunes. Os secadores domésticos giram em torno de 1800 W a 2000 W, mais do que suficiente para você modelar de forma perfeita os fios em casa.

5. Ouvi falar de infrared e turmalina. O que são?
São duas tecnologias que estão começando a ser incorporadas nos secadores. A promessa do infrared é puxar a umidade por meio de raios infravermelho que são emitidos quando a placa de cerâmica que fica no seu interior é aquecida. No segundo caso, incorpora-se pó de turmalina, um mineral, nas grades frontal e traseira do aparelho para potencializar a função de íons negativos – tirar a estática e o frizz dos fios. “Resumindo, o infrared preserva a hidratação e a turmalina promete efeito superliso”, fala Tatiana Steiner.

6. Faz diferença usar ou não o bico do secador?
Muita. Com o bico, você consegue direcionar melhor o jato de ar no sentido da escova. Isso diminui o volume do cabelo e ajuda a alisá-lo. Sem o bocal, o vento fica disperso e embaralha as mechas.

7. Como limpo meu secador?
Por ser um aparelho elétrico, ele necessita, sim, de manutenção para preservar a eficiência e prolongar a durabilidade. Silvana Fernandes, técnica da Taiff, sugere retirar a grade traseira e limpá-la com uma escovinha ou lavá-la para retirar o excesso de pó. “Também procure guardar o seu secador com a parte de trás virada para baixo. Assim, evita-se que resíduos de sujeira entrem no aparelho e fiquem em contato com a hélice do motor”, explica Silvana. Para a sua garantia, também não deixe de ler as orientações do fabricante do seu secador.

Continue Lendo
 
Busca BOA FORMA
FITNESS DIETA RECEITA
publicidade  |  Anuncie
 
publicidade  |  Anuncie
 

Rede MdeMulher
Publicidade