Dilema: “Não sou feliz com meu corpo mesmo após várias plásticas”

Quem comenta é o psicoterapeuta Marco Antonio de Tommaso

A balança nunca foi um problema, mas não consigo me entender com meu corpo. Coloquei silicone e não fiquei feliz. Refiz a cirurgia quatro vezes – ora para corrigir os mamilos, ora para ajustar a assimetria. Na última tentativa, queria trocar a prótese e aproveitar para fazer uma lipoescultura. E, para a minha surpresa, o cirurgião se recusou. Ele me orientou a procurar a ajuda de um psicólogo, pois, por melhor que fosse o resultado da cirurgia, eu iria continuar insatisfeita. Será que o problema está na minha cabeça? Estou decepcionada! Luiza*, 28 anos, 57 quilos, 1,70 metro de altura.

O acompanhamento de um psicólogo, Luiza, sem dúvida vai ajudá-la a investigar os conflitos internos que a impossibilitam de enxergar seu corpo de maneira positiva e amorosa, assim como os benefícios conquistados com as cirurgias. Mas nada a impede de começar já a mudar sua autoimagem. Diante do espelho, tente se ver com outros olhos.

Leia mais: 8 ideias para amar o seu corpo

Observe quais são seus diferenciais: o movimento do seu cabelo, o colo bem desenhado, o sorriso? Não importa! Valorize algo que a agrade e a torne única. Desenvolver outros potenciais, como a empatia e a facilidade de comunicação, também é importante para amenizar a preocupação excessiva com a estética.

Além disso, procure fontes de prazer. São infinitas as possibilidades: sair para dançar, realizar um trabalho voluntário, meditar, viajar, ir ao teatro, ao cinema… Você vai se sentir feliz e, consequentemente, mais bonita – sem que, para isso, tenha que passar por mais uma cirurgia.

*Nome trocado para preservar a identidade da leitora

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s