Evite 5 fatores que fazem a pele dos pés descascar

Pode ser que o problema esteja relacionado à desidratação – ou algo mais sério. Tire a dúvida e descubra por que você sofre com a descamação crônica

Fungos

Eles são um dos principais causadores da descamação. “Frequentemente se manifestam nas plantas dos pés e entre os dedos, desencadeando as temidas micoses, como o pé de atleta e as frieiras”, explica Claudio Wulkan, dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Caso note algo diferente ao tirar as meias, consulte um profissional, já que os fungos podem acabar migrando para as unhas e, aí, você precisará encarar um tratamento de meses para se ver livre desses malfeitores.

Sol

Se for ao parque em um dia de sol, não se esqueça de passar protetor solar no corpo todo, inclusive nos pés. “Raios solares em excesso queimam o dorso deles e causam descamação como qualquer outro tipo de queimadura”, explica o especialista.

Leia mais: Os pés voltam ao tamanho normal depois da gravidez?

Alergia

Ela pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas, nos pés, especificamente, surgem quando a pessoa apresenta uma sensibilidade maior à borracha ou aos corantes usados na produção dos calçados. “O resultado é o aparecimento de coceira e descamação na região que entrou em contato com o material”, ensina Wulkan.

Chinelos e saltos

O problema aqui é o atrito. No caso dos chinelos ou rasteirinhas, o calcanhar bate muitas vezes contra a base do calçado. “Isso causa um espessamento da região e uma leve descamação”, alerta Wulkan. No caso dos saltos, especialmente se forem novos, a pressão e a fricção acabam desencadeando o mesmo efeito. Para evitar essas complicações, prefira sapatos feitos de materiais naturais, que se moldam aos pés, e tente passar parte do dia (como quando está em casa) descalça ou de meias.

Leia mais: As mulheres estão deixando o salto alto de lado. Saiba o porquê!

Desidratação

É isso mesmo! A falta de água pode desencadear uma série de problemas no corpo, inclusive a descamação dos pés. É que quando a pele não recebe a hidratação necessária, começa a craquelar. Então, garanta a ingestão de 2 litros de água todos os dias e passe um creme hidratante na região. Isso aumenta as chances de ter pés lisinhos, lisinhos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s