Delineador: truques espertos, diferentes estilos e os melhores produtos

Por Débora Lublinski, Nádia Tamanaha e Sylvia Radovan | Fotos Chris Parente

Treinar, treinar, treinar e treinar na frente do espelho é a recomendação número 1 dos experts para chegar ao melhor traçado. Mas também existem bons truques. Coloque-os em prática:

1. Antes de começar, use o próprio delineador para fazer pontinhos ao longo da linha dos cílios superiores. O pontilhado vai servir como um guia, que facilita na hora de fazer o traçado definitivo.

2. Experimente fazer primeiro um traço com um lápis preto, que proporciona mais firmeza e menos risco de borrar. Quando estiver pronto, é só aplicar o delineador líquido por cima do "rascunho".

3. Levante um pouquinho o queixo na hora de passar o delineador. Nessa posição, a pálpebra se abaixa automaticamente e fica mais fácil visualizar o território. Outra dica é apoiar o pulso na bochecha para garantir mais firmeza. Importante também: não estique a pele da pálpebra para que o traço não fique torto depois de soltá-la.

4. O delineado estava perfeito e quase pronto até você errar no acabamento. Nada de desespero. Pegue um cotonete, umedeça com demaquiante e faça o reparo. Se o borrão for pequeno, dá para escondê-lo com uma pitada de corretivo. 

 

 3 maneiras de usar o delineador

Clássico
Em versão discreta (mas não menos impactante, como usa a cantora inglesa Adele), o delineado clássico pode ser até mesmo a sua maquiagem do dia a dia. Faça um traçado fino bem rente aos cílios superiores e finalize o desenho puxando-o levemente para cima no canto exterior. "Como é mais básico, dá para usar desde nude até vermelho nos lábios", explica Danilo Toscano, maquiador de São Paulo. Aplique um iluminador em toda a pálpebra móvel antes de começar.



Gatinho
O desenho gatinho, ou cat eye, em inglês, garante o estilo pin up, a cara da cantora Katy Perry. Comece fazendo uma linha fina bem rente aos cílios superiores. A partir da metade do olho, engrosse o traço. Quando chegar ao canto exterior, afine-o novamente e, ao mesmo tempo, direcione-o para cima. Depois, passe o delineador na linha dos cílios inferiores a partir da metade do olho e una os dois traçados. "Lápis branco ou bege na linha-d’água dão a impressão de olhos maiores", ensina Danilo Toscano.



À la Amy Winehouse
Para copiar o visual que virou marca registrada da cantora, faça um traço grosso, sem muito cuidado em ficar perfeito, e finalize com um cat eye bem geométrico, puxando-o em linha quase reta na direção da ponta da sobrancelha. "O ideal é que o traço não encoste na sobrancelha", fala Danilo. O look, mais rebelde e ousado, combina com mulheres modernas e em ocasiões informais.

Escolha o melhor aliado

- GALERIA -
anterior próximo anterior próximo
  • Gel: o profissional
    Essa versão borra menos e tem maior poder de fixação - ou seja, dura mais. Não é à toa que é a preferida dos maquiadores. O produto também seca em segundos, mas é mais difícil de corrigir. Para aplicá-lo, use um pincel próprio, que, geralmente, é vendido à parte. Você é quase uma artista? Aposte nele!
    1- Delineador Cream Liner, Kryolan, 115 reais 2- Accentuating Cream Eyeliner, Shiseido, 195 reais
    3- Delineador em gel, Contém 1g, 42 reais Compartilhar
  • Líquido: o tradicional.
    Os pincéis finos e firmes facilitam a aplicação. Além disso, existem também versões coloridas e outras com glitter, que estão súper em alta.
    1- Felt Tip Liner, NYX, 64 reais
    2- Make B. Delineador Líquido Caneta, O Boticário, 32,90 reais
  • Caneta: a prática.
    O formato idêntico ao de uma caneta tradicional é anatômico. Surgiu como uma alternativa para encorajar as mulheres menos habilidosas, pois dá mais firmeza.
    1- Delineador Visage, Ghala Doux, 25 reais
    2- Eye Liner Delineador Líquido de Longa Duração Extra Lasting, Avon, 21 reais
    3- Long Lasting Eye Liner, Sephora, 53 reais
    4- Delineador Líquido, Tracta, 20 reais
  • Este truque cola
    Se você definitivamente não nasceu com essa habilidade, ainda há esperança e ela atende pelo nome de Velvet Eyes - o delineador adesivo da Dior. Reutilizável, o produto traz desenhos autocolantes em quatro versões: estilizado, clássico (mas nem tanto assim), cravejado com cristais negros ou ainda ornamentado com apenas três cristais no canto externo. Para usufruir desse luxo, será necessário desembolsar 280 reais.

 

3 maneiras de usar o delineador

 

Compartilhe
Famosas em Boa Forma
Saiba tudo sobre sua famosa preferida
Rede MdeMulher
Publicidade