Saiba como o ambiente pode deixar a pele mais sensível

Vento, sol e poluição são os principais causadores da pele sensível. Saiba o porquê e aprenda a driblá-los no dia a dia

Você sabia que a pele possui uma barreira natural de proteção contra a desidratação e substâncias estranhas ao corpo? Chamada de manto hidrolipídico, ela é composta por água e gordura e, além de evitar a perda de água, ainda garante que a poluição e a poeira, por exemplo, não entrem no nosso organismo.

Contudo, alguns fatores ambientais podem interferir no funcionamento dessa barreira, comprometendo sua eficácia. Resultado: a pele pode corre o risco de ficar sensibilizada, irritada e propensa a desenvolver alergias (chamadas de dermatites atópicas).

Separamos, então, os principais gatilhos ambientais que podem desencadear esse problema na sua pele. Confira:

1. Sol

A exposição aos raios UV – constantes em um país como o Brasil – estimula no nosso corpo a formação de radicais livres, substâncias responsáveis por danificar a pele e ainda provocar o envelhecimento precoce das células. Isso inclui, claro, a camada de proteção hidrolipídica. Para se proteger, use um filtro solar com FPS 30, no mínimo, em todo o corpo e não apenas no rosto. Na praia ou no campo, além do protetor, evite o sol entre as 10h e as 16h e lance mão de um chapéu ou boné para proteger o couro cabeludo.

2. Vento

Quando a pele é exposta ao vento gelado, nossos vasos sanguíneos se contraem para evitar a perda de calor. Com o tempo, esse processo enfraquece a barreira hidrolipídica, deixando a pele vulnerável e sensível. Proteja-se usando lenços, cachecóis e casacos quentinhos quando estiver nesse tipo de clima.

3. Vida urbana

Nas cidades, temos contato com  todas as partículas de poluição vindas de carros, fumaça industrial, cigarro e poeira. Soltas no ar, elas “grudam” na pele enquanto nos deslocamos de um lugar para outro, bloqueando nossos poros e facilitando o surgimento de irritações e acne. Fuja dessa cilada: limpe a pele duas vezes ao dia com produtos indicados para peles sensíveis e reforce a hidratação durante a noite, quando a renovação celular é mais ativa.

4. Temperatura

As oscilações de temperatura (sair do quente para o frio e vice-versa) vão, aos poucos, minando a barreira hidrolipídica. Pior: o ressecamento provocado pela permanência em ambientes com ar condicionado acelera o processo de sensibilização e irritação. Para evitar cair nessa armadilha, beba água e líquidos regularmente ao longo do dia e use um spray de água termal se sentir o rosto ressecado. Por fim, aposte em cremes hidratantes noturnos, que ajudam a repor as perdas da pele ao longo do dia.

Pele hidratada todo dia!

Na correria do dia a dia, precisamos de produtos específicos para manter a nossa pele saudável e protegida. Para ajudar você nessa tarefa, a Stiefel desenvolveu a Fisiogel®, uma linha de hidratantes e restauradores da pele que é recomendada por dermatologistas em todo o mundo. Disponíveis nas versões A.I. Ação Calmante e Terapia de Hidratação Diária, os produtos possuem a tecnologia BioMimic, que age naturalmente para restaurar a barreira hidrolipídica da pele seca e sensível, deixando-a hidratada e saudável por mais tempo. Para saber mais, acesse o site ou procure pela hashtag #EscuteSuaPele.

*Quer saber mais cuidados com a pele? Confira o especial Escute sua Pele

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s