Visual novo sem risco

Com as diversas técnicas disponíveis nos salões, hoje toda transformação é possível. Mas mudar de visual tem um preço: os fios vão precisar de cuidado em dobro seja em casa, seja no salão. Confira!

Foto: Chris Parente

Fios longos são sexy, mas também exigem dedicação. Quando submetidos a sucessivas transformações, como colorações e outras químicas, se tornam ressecados e porosos e podem apresentar pontas duplas. Elas ocorrem quando a fibra capilar sofre um desgaste natural por causa do comprimento do fio ou de agentes externos, como sol, cloro, vento, poluição, ferramentas térmicas e, ainda, ação mecânica de escovas. A cutícula, camada externa, se abre e a estrutura interna (córtex e medula) fica exposta, fragilizada e sensível. As pontas se tornam filetadas e, pesadelo total, correm o risco de partir. “As mudanças são bem-vindas, inclusive para o cabelo longo, desde que os cuidados tenham a mesma proporção”, diz o hairstylist Luiz Cintra, de São Paulo. A principal providência é incluir na rotina tratamentos de reconstrução e investir em produtos que reduzem as consequências do ressecamento, como o frizz, o toque áspero e a falta de brilho. 

Cuidados em casa
Você tem a seu dispor uma série de produtos para ajudar a reverter os efeitos nocivos das químicas. Quem tem cabelo longo e usa coloração com luzes deve alternar entre produtos reconstrutores e aqueles de preservação da cor. Procure usar um xampu de reconstrução para cabelo danificado. Por ser menos adstringente, esse tipo de produto já começa a hidratar o cabelo na lavagem. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento para não pesar na raiz. Experimente substituí-lo pela máscara uma vez por semana, alternando entre uma do tipo reconstrutor com outra para cabelos coloridos ou ressecados.

Vale ter em casa também um bom óleo. Em geral, eles têm função multiúso e servem como finalizadores ou tratamentos. Dá para adicionar algumas gotas à máscara, por exemplo, a fim de potencializar o efeito dela ou massagear os fios antes da lavagem se estiverem muito sensibilizados. Muitos produtos contêm extratos poderosos, como o de argan e moringa, substâncias antioxidantes que tornam o processo de recuperação e nutrição do cabelo mais rápido. Além deles, existem também produtos para dar cabo do frizz e das pontas duplas. Em geral, a fórmula contém silicones e polímeros positivos e negativos, que unem os fios como uma espécie de ímã. Assim que entram em contato com o cabelo, são capazes de criar uma cadeia que se contrai enquanto o fio seca, unindo as pontas novamente de forma temporária. O efeito costuma durar até a próxima lavagem, como se fosse uma maquiagem. O resultado é toque macio e menos frizz.

Tratamentos no salão
O objetivo dos tratamentos profissionais é devolver as três necessidades básicas dos fios: água (hidratação), óleo (nutrição) e proteína (reparação). “Para quem não quer cortar, recomendo reconstruções com substâncias eficientes, como cistina, aminoácidos e lipídios, especialmente para o cabelo que passou por mais de um processo químico, como alisamento e mechas”, diz Eric Maekawa, hairstylist do salão Beauty Company, de Porto Alegre. A arginina, a ceramida e a soja são outros ativos que ajudam a reestruturar o fio. Quem pinta com frequência deve alternar reconstrução com tratamentos de manutenção da cor, além de usar um blend de óleos nas pontas, que costumam ficar mais finas e porosas. Uma boa dica é agendar o tratamento uma semana antes do retoque da cor ou do alisamento. Assim, você fortalece o cabelo para receber a química e diminui os danos sem precisar abrir mão do visual que deseja.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s