Continua após publicidade

Suco de beterraba aumenta a força nos treinos: veja os benefícios!

Capaz de impulsionar seu desempenho físico nas atividades físicas, o suco de beterraba é uma bebida refrescante e nutritiva. Saiba mais!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 13 dez 2023, 14h49 - Publicado em 13 dez 2023, 14h49

Você sabia que, além de ser uma bebida refrescante e saborosa, o suco de beterraba pode ajudar a ter mais força nos treinos, sendo um de seus benefícios para a saúde impulsionar os desempenho físico e maximizar os resultados na hora de se exercitar?

De acordo com a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança, acredita-se que o segredo por trás dos benefícios da beterraba para a força muscular esteja no nitrato dietético, um composto encontrado em alimentos como a beterraba e vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre, rúcula e alface.

“Estudos têm demonstrado que o nitrato dietético, quando ingerido na forma de suco de beterraba, pode melhorar tanto o exercício de resistência quanto o de alta intensidade. No entanto, ainda há muito a ser descoberto sobre como nosso corpo converte esse composto em óxido nítrico, uma substância essencial para aumentar o desempenho físico.”

Estudo sobre benefícios do suco de beterraba

Para preencher essa lacuna de conhecimento, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Exeter, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, realizou um estudo pioneiro.

Continua após a publicidade

Dez voluntários saudáveis foram convidados a participar de exercícios máximos para as pernas, enquanto a equipe rastreava a distribuição do nitrato ingerido na saliva, sangue, músculo e urina dos participantes. O objetivo era entender em quais partes do corpo o nitrato se tornava ativo e como isso influenciava a força muscular.

Nos resultados obtidos, houve um aumento significativo nos níveis de nitrato nos músculos dos participantes, e essa elevação foi diretamente associada a um crescimento na força muscular. Essas descobertas têm implicações não apenas no campo da atividade física, mas também em áreas médicas relacionadas a doenças neuromusculares e metabólicas associadas à deficiência de óxido nítrico.

Porém, como exatamente o nitrato dietético presente no suco de beterraba promove esses efeitos? O nitrato é convertido em nitrito e, posteriormente, em óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico é uma molécula essencial que desempenha várias funções fisiológicas, incluindo a regulação do fluxo sanguíneo, a saúde cardiovascular e o bem-estar das células endoteliais.

Uma das principais propriedades do óxido nítrico é a vasodilatação, ou seja, ele relaxa e dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo, a entrega de oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo.

Continua após a publicidade

“Isso traz benefícios para a saúde cardiovascular, função cognitiva, desempenho físico e recuperação após o exercício. Além disso, o óxido nítrico possui propriedades antioxidantes, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres”, destaca Cris.

Vários estudos têm sugerido que a suplementação com suco de beterraba pode ter um impacto positivo no desempenho em atividades de resistência, como corrida, ciclismo e remo. Essas pesquisas apontam para benefícios como aumento da capacidade aeróbica, redução da percepção de esforço e melhora no tempo de exaustão.

É importante ressaltar, no entanto, que os resultados desses estudos podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, os efeitos do suco de beterraba parecem ser mais significativos em exercícios de resistência prolongados e de alta intensidade, em comparação com atividades que exigem maior recrutamento de fibras musculares de contração rápida, como exercícios de força ou explosivos.

“Embora o suco de beterraba possa ser uma poderosa ferramenta para a regeneração e resistência muscular, é fundamental lembrar que a nutrição equilibrada e um programa de treinamento adequado são elementos-chave para o crescimento muscular e a recuperação efetiva. O suco de beterraba não substitui esses aspectos fundamentais”, finaliza a nutricionista.

Publicidade