Costumes inusitados das famosas que passaram de mãe para filha

Estrelas como Xuxa, Cláudia Raia, Fiorella Mattheis e Giovanna Lancellotti dividem o que aprenderam com suas mães — e também o que ensinaram a elas

BOA FORMA conversou com algumas mães e suas filhas famosas e provou que, geração após geração, muitos segredos de beleza, alimentação e moda continuam firmes e fortes. Às vésperas do Dia das Mães, impossível não se deixar levar pelo clichê mais gostoso da maternidade: “tal mãe, tal filha”. Vejam só as revelações que elas fizeram para a gente.

Cláudia Raia, mãe de Sophia

Duas cidadãs italianas dando pinta em Milao!

A post shared by Claudia Raia (@claudiarreal) on

Filha de Cláudia Raia e Edson Celulari, Sophia é uma prova perfeita do ditado “filha de peixe, peixinho é”. Além de se parecer fisicamente com a mãe, herdou seu gosto pela dança e até seu temperamento forte. “Costumo dizer que a Sophia é uma mini Cláudia Raia. Quando pequena, era uma mini perua (gargalhadas). Gostava de brincar com as minhas coisas. Daqui a pouco nem posso usar o mini, porque ela está crescendo. E cada vez mais linda! Sou babona mesmo! Ela é muito engraçada, não dá para conversar com ela sem dar umas boas gargalhadas, tem um pensamento rápido e um humor que é muito parecido comigo. Mas é bom dizer, Sophia tem opinião forte, uma personalidade forte. Se eu falo uma coisa e ela não concorda, ela diz. É uma Sophia com traços fortes de Raia. Sophia dança desde pequenininha, então ela também tem essa postura corporal de quem dança, assim como eu. De diferente, eu acho que temos essa distância das gerações. Vivo uma fase modo econômico. E o adolescente é imediatista, tem uma afobação. Vivo hoje num tom a menos do que no passado”, conta Cláudia.

Leia mais: Cláudia Raia dá ‘sarrada no ar’ com salto alto e internet ama!!

A atriz se orgulha de inspirar na filha um estilo de vida saudável. “Acho que pai e mãe são espelhos para os filhos, são referências. E eu sou uma pessoa que me cuido. Além da aparência, que é importante por causa do meu trabalho, por questão de saúde também. Eu tenho uma alimentação saudável e, consequentemente, meus filhos também. Existe essa conscientização de uma boa alimentação e da importância dos exercícios físicos. Desde pequenos, eles viam isso. Lá em casa é tudo orgânico, não tem enlatado. E eles cresceram sabendo da importância disso. Agora, Sophia gosta de se arrumar, de se produzir, é algo que já é dela”, conta.

No dia a dia, Sophia e Cláudia são grandes amigas. “O que eu acho mais legal numa relação entre mãe e filhos é existir troca, diálogo. Eu falei que pais são espelho para os filhos, mas nós aprendemos diariamente. Filho nos enche de esperança, alimenta nossos sonhos. Às vezes, eu me pego olhando e babando mesmo a cria. Eu sou mãe, não abro mão desse papel, mas sou amiga também. Gosto do nosso tempo juntas, eu e ela. Eu e Enzo. E valorizo esses momentos. Conversamos, trocamos ideias. E isso é o máximo”, diz, toda coruja.

Leia mais: Resposta da atleta Simone Biles em reality de dança gera polêmica

A paixão pela dança é, sem dúvida, uma das maiores heranças que Cláudia passou para a filha. Além disso, Sophia agora também curte teatro e dá seus pitacos no trabalho da mãe. “Somos apaixonadas por dança, isso já diz alguma coisa, não é? (Risos). Viajamos recentemente e curtimos estar juntas, curtimos os mesmos passeios. Eu já disse, ela sou eu ontem! Sophia também tem uma visão para o teatro. Agora, por exemplo, estou num produzindo o espetáculo ‘Fala sério, gente!’, baseado na série da Thalita Rebouças, e a ideia partiu da Sophia! Filho de peixe, peixinho é (risos)”.

E, falando sério, o que Cláudia mais quer da vida é que… Sophia seja uma super Cláudia Raia! “O que uma mãe quer é que o seu filho seja uma versão melhor sua! E eu fico muito feliz de olhar para Sophia e para o Enzo e ver que eles são pessoas boas, preocupadas com o próximo… tenho muito orgulho dos dois. Eles são versões melhoradas de mim (risos)”, finaliza.

Xuxa, mãe de Sasha e filha da dona Alda

Sorte a minha ❤️

A post shared by Sasha (@sashameneghelszafir_) on

Quando Sasha nasceu, em 1998, o Brasil inteiro ficou sabendo pelo Jornal Nacional. Foi uma comoção e tanto. O parto rendeu uma matéria de nove minutos no maior telejornal da TV brasileira, e a partir de então, cada passo da filha da Xuxa, uma das maiores estrelas do país, gera a imensa curiosidade de seus fãs. Sasha deve ter sido a criança mais famosa do Brasil e até hoje é um sucesso. Se parece mais com o pai, Luciano Szafir, ou com a Xuxa, não dá para dizer. Mas uma característica é certa: não deu para fugir do DNA de brincalhona da mãe. “Fisicamente, ela é única, de uma beleza só dela. Ela não sou eu, nem o pai. Acho que o que mais temos de parecido são as nossas expressões. Quando ela está chateada, levanta uma sobrancelha que nem eu”, conta Xuxa, toda orgulhosa.

Leia mais: Saiba detalhes sobre o novo reality show da Xuxa

Sasha também tem algumas “manias” herdadas da mãe: “Hahaha… “Ensino a ela tudo que aprendi na minha carreira, mas principalmente a tomar muito banho (risos)! Tenho mania de limpeza e de cheiro, e passei isso pra ela”, confessa a apresentadora.

Na hora de se vestir e se maquiar, também há semelhanças, e, atualmente, é Xuxa quem aprende com a filha. “Peço sempre a opinião dela. Sasha tem um gosto incrível para maquiagem e roupas. Sempre usou muita maquiagem, mas não as minhas, as dela mesmo. Hoje ela usa mais minhas coisas, mas não tanto como eu queria, já que eu amo dar e emprestar minhas coisas pra ela. Para roupas, nós duas gostamos da cor azul, mas ela não gosta de botas, infelizmente!”, revela Xuxa.

Dona Alda, mãe da apresentadora, é outra fonte de inspiração para ambas as gerações. “Minha mãe tem um gosto misturado. Pra casa, gosta de muita coisa, tipo casinha de alemães: cortininha, flores… Eu não, gosto de tudo branco ou indiano e muito limpo. Já na moda, ela seguia muito o que se usava, mas customizava, reciclava, pois não tínhamos muita possibilidade de comprar coisas. Não sou tão detalhista, mas Sasha puxou: desenha, pinta, cria como ela”.

E a homenagem mais linda e mais sincera de mãe para filha vem de Xuxa para dona Alda: “Tomara que eu fique igual a ela quando envelhecer: Pele linda, coração incrível e nenhuma celulite”.

Fiorella Mattheis e Sandra Mattheis

A atriz e apresentadora Fiorella Mattheis, exemplo de boa forma, beleza e saúde, é prova de que essas dádivas também vêm de berço. “Tudo o que eu sei sobre como cuidar do meu corpo e saúde vem da minha mãe! Ela me ensinou desde nova a amar esportes, comer saudável e ter prazer em me sentir bem. Minha mãe sempre foi natureba!!”, conta Fiorella. As semelhanças não param por aí. “Acho que somos quase a mesma pessoa (risos). Somos muito parecidas, fisicamente falando, e também no temperamento. Fisicamente, eu acho até que sou bem misturada com meu pai, mas o nosso jeito é muuuuito parecido!!! Eu sou mais ansiosa que ela é ela é mais tinhosa que eu”, aponta. Sandra emenda: “Agora, aos 29 anos, ela está ficando fisicamente mais parecida comigo. Menos na nossa estatura, claro, que é o que temos de mais diferente. Ela é 18 centímetros mais alta que eu (risos)”.

Leia mais: Conheça os segredos de beleza de Fiorella Mattheis

Hoje em dia, elas trocam muitas figurinhas quando o assunto é moda e beleza. “A gente troca muita ideia. Eu tenho sempre novidades e ela quer saber, aprender, usar. Quando era pequena, lembro que usava as coisas dela. Eu lembro que amava abrir a gaveta dela de maquiagem e passar tudo (risos) Pena que cresci muito rápido e as roupas não cabiam mais em mim”.

E, adivinha quem Fiorella imagina ser quando “crescer”? “Eu espero ser como ela quando ficar mais velha. Porque a minha mãe é e está uma gata, mesmo com os anos se passando. Ela está sabendo envelhecer de uma forma natural e sem deixar de se cuidar e ser linda, cada dia uma pessoa melhor e aprendendo com a experiência da vida”, finaliza.

Giovanna Lancellotti e mãe, Giuliana

A atriz Giovanna Lancellotti é parecida com a mãe até no nome: Giuliana. Olhando na foto, dizem que são irmãs. O gene da beleza, do cabelo lindo de viver e do sorrisão passou de mãe para filha. Mas não é só isso. Na foto, não dá para saber. Mas até a voz elas têm em comum. “O jeito de falar pra mim é idêntico!!! Muitas pessoas no telefone confundem a gente porque até a voz parece muito. E a forma de se expressar também”, diz Giovanna. “Fisicamente falando, também temos de mais parecido o cabelo, o manequim e a altura. Em alguns traços da personalidade temos algo em comum: a espontaneidade e a persistência”, completa Giuliana. “E o que temos de mais diferente é a organização. Minha mãe é 110% organizada, não pode ter nada fora do lugar, e eu já sou mais tranquila (risos)”, assume Gio.

Leia mais: Facebook pagará R$ 55 mil à Giovanna Lancellotti por danos morais

E claro que ter uma mãe linda desse jeito ajudou Giovanna a “aprender” a ficar ainda mais bonita. “Quando ela era criança, gostava de invadir meu armário e colocava minhas roupas, passava meus batons e saía andando pela casa com meus sapatos de salto. Fazia a maior bagunça”, entrega Giuliana. “Eu sempre fui bem vaidosa, nas minhas fotos de pequena na escola, eu estava sempre de batom e esmalte. Minha mãe é vaidosa, então acho que herdei isso dela. Ela sempre foi ligada à moda. Meus primeiros saltos e roupas de sair à noite eram dela e até hoje trocamos muitas peças porque temos exatamente o mesmo corpo, o mesmo pé, o mesmo tudo.

Mas as primeiras dicas de beleza do tipo ‘tirar a maquiagem antes de dormir’, ‘usar tal creme depois do banho’ vieram dela. A parte da maquiagem acho que foi mais comigo. Sempre amei maquiagem. Várias vezes já maquiei ela para sair. E também como a minha profissão é um ‘outro mundo’ para ela, acredito que ela também aprende comigo em muitos aspectos”, conta Giovanna. “Passei mesmo algumas dicas para ela sobre beleza, mas aprendo também. Por exemplo, não dormir com a cabeça molhada, frequentar a academia pelo menos três vezes por semana, adotar uma dieta leve livres de massa e doce e nunca dormir sem retirar toda maquiagem”, lembra a mãe zelosa. “Me imagino muito parecida com ela quando ficar mais velha. E ficarei muito feliz se isso acontecer, já que ela é uma gata”, finaliza Gio.

Paula Fernandes e a mãe, dona Dulce

Sabe aquela cinturinha fina da Paula Fernandes? A da mãe dela sempre foi mais fina ainda! Difícil acreditar? Pois a genética é a resposta para essa pergunta. Além disso, a mãe da cantora sertaneja, dona Dulce, passou para a filha ensinamentos que ficaram para sempre sobre beleza, saúde e alimentação saudável. “Acho que a mulher é muito a mãe. Fisicamente, temos o biótipo bem parecido, apesar da minha mãe ter mais formas que eu. Ela tem um corpão violão, mas eu sou mais magrela. A estatura é praticamente a mesma, mas as pernas dela são mais grossas que a minha”, pontua Paula.

A disciplina, portanto, veio de berço. “Eu sou muito disciplinada e muito determinada, difícil de desistir das coisas, um pouco radical, já que para aquilo que desejo não meço muito esforço. E isso é bem a minha mãe. Acho que o traço de guerreira eu herdei dela. Minha mãe me ensinou tudo. Ela mesma diz que a maior herança que vai deixar para mim é o cuidado com a saúde. Desde pequena, vejo minha mãe se cuidar muito. Eu achava ela radical, e hoje não acho mais. É obrigação a gente cuidar da gente, do corpo, da alma. “Ela cresceu me ouvindo dizer que a nossa saúde é resultado de alimentação saudável. Não tomo cerveja, refrigerante, café. Não como açúcar, e nada que contém glúten e lactose. Antes, ela achava estranho. Mas com o tempo, ela aderiu, e às vezes acho que ela é até mais rigorosa que eu. Sempre falo que ela vai chegar na minha idade melhor que eu. Ela começou muito cedo a ter cuidados necessários, para manter a saúde, tanto do corpo como da alma”, assegura dona Dulce.

Leia mais: Os looks mais marcantes de Paula Fernandes

A vaidade é outro ponto inquestionável em comum nas duas. “Sempre fui muito vaidosa. Mesmo dentro de casa, nunca me levanto sem passar batom, e não saio de casa sem me maquiar. Gosto de cabelo longo, mais naturais, e nunca fiz progressiva. Sobre roupa, sou tranquila. Às vezes, ela me chama atenção, e me dá algumas dicas. Desde pequena, usava meus sapatos, vestia minhas roupas. Sempre gostou de usar meus batons, mas aprendeu a se maquiar muito cedo”, explica dona Dulce. “Ela sempre foi muito vaidosa, então eu sempre copiei. Um segredo do cabelo é que percebi que minha mãe nunca foi de fazer escova, e até hoje nunca tingiu a raiz do cabelo. Eu, no máximo, fiz mechas. Minha mãe sempre foi mais conservadora com o cabelo”, elogia Paula.

A amizade entre elas é algo lindo de se ver, apesar de terem gostos diferentes. “A gente conversa muito. E quando eu vejo que ela está fazendo alguma coisa que não acho legal, eu dou um toque. E vice-versa. Ela costuma dizer que sou um dos seres que mais ensina a ela e fico muito orgulhosa. Espero sempre honrar esse papel de filha dela. Sobre os gostos, realmente, só na alimentação é que somos parecidas. Nosso estilo de vida é bem diferente. Eu sou muito rural, vida no campo. E esse não é o ambiente que ela mais gosta de estar. Em comum, gostamos de malhação”, conta Paula. “Eu sou mais na minha. Ela gosta de fazer festa, reunir amigos. Adora datas comemorativas, aniversário, Natal, Ano Novo. Adora viajar. A Paula é um dos seres humanos que mais respeito nesta vida. Sua lealdade, sensatez, disciplina. Se estou com dúvidas ou triste por qualquer situação, ela tem sempre uma palavra de conforto. Além de filha, somos companheiras de vida”, emenda a mãe.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s