Veja quais posturas de ioga das famosas você deve ou não copiar

Pedimos a ajuda de duas profissionais da modalidade para testar se os cliques lindos de #namastê fazem jus à ioga da vida real

A onda da #gratidão rende imagens maravilhosas: a gente fica babando nos cliques das famosas mandando ver nas posições da ioga – quase sempre numa praia paradisíaca, num iate, com os filhos fofos e por aí vai…

Aproveitando a febre, pedimos ajuda às especialistas Milla Monteiro, colunista de BOA FORMA, e Miriam Aguiar, professora de Hatha Vinyasa e Superioga, ambas de São Paulo, para explicar os benefícios das posições que as celebs registram e dizer quais você pode reproduzir em seu próprio perfil do Instagram sem erro.

Isis Valverde

Posição: Postura da pressão sobre os braços.

Status: Correta, mas pode melhorar.

Nessa posição é importante que os pés estejam bem distantes do solo. Exatamente por esse motivo, é uma postura que trabalha muito o core, quadríceps e as musculaturas das coxas. E, claro, também os braços, principalmente os tríceps, peitoral e ombros.

Fernanda Lima

Hora boa. Ótima semana tchurma! #yogaesaude

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Posição: Lótus.

Status: Corretíssima.

“Fernanda faz o mudra com as mãos, um gesto que auxilia na concentração”, explica Milla. É a variação avançada da postura indicada para realizar meditação e exercícios de respiração. Se você é iniciante ou tem a articulação do joelho desgastada não precisa ir tão longe, pode meditar cruzando as pernas à frente do corpo. O importante é se sentir confortável.

Thaila Ayala

Fly baby fly! #acroyoga #LetitGo #BeachLife #BikiniLife #LaLife

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Posição: Pássaro ou avião – acro yoga.

Status: Precisa de ajustes.

A voadora – pessoa que fica em cima – precisa estar com pés e pernas unidos e braços voltados para trás – não abertos para o lado, como na foto. É importante que toda a musculatura da coxa e dos glúteos esteja bem contraída para auxiliar no equilíbrio – e são os pés juntinhos que vão ativar esses músculos. O movimento de abrir o peitoral também trabalha bastante a lombar.

Sheron Menezes

Yogando… #mamaesemfreio #bebesemfreio #sheronsemfreio

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Posição: Postura da contração da raiz.

Status: Certa em uma variação mais simples da postura.

“Esta posição pode chegar ao nível no qual seu quadril toca o chão. Mas não precisa ir até lá para obter benefícios, como equilíbrio, estimulação da circulação das pernas, alinhamento da coluna vertebral e alongamento dos pés”, explica Milla, que ressalta: “o importante é respeitar os limites do seu corpo.”

Dani Suzuki

Foco… and Go! #yoga @hotyogaone #healthy

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Posição: Postura do guerreiro 3.

Status: Precisa de ajustes.

Nesta posição, não é interessante subir tanto a perna e, sim, deixá-la alinhada com o quadril, que deve estar paralelo ao chão. Pois o objetivo da postura é alinhar a coluna vertebral usando a tração das mãos oposta à tração do pé. Isso faz dela uma boa pedida para corrigir desvios posturais, como escoliose. Outro cuidado é evitar a hiperextensão do joelho da perna da base. O mais indicado é não forçar tanto essa articulação e usar a musculatura da coxa para manter a posição.

Giovanna Ewbank

Obrigada meu Deus! Obrigada Noronha! 💙🌈🙏🏿 #noronha #amor #natureza #praiadobode

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Posição: Variação da invertida sobre a cabeça.

Status: Correta.

“Incrível para compensar um dia inteiro em pé”, observa Milla. Ela estimula muito a circulação e é preciso bastante força no core e nas costas. Muito importante: pressionar os cotovelos no solo para afastar os ombros das orelhas e do pescoço para que as vértebras da cervical não sejam comprimidas.

Gisele Bündchen

I just can’t take it!! #love #yogapartner ❤️❤️❤️ Eu não aguento!!! #amor #parceiradeioga

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Postura: Cachorro olhando para baixo

Status: Correta.

Nesta posição, a coluna, as pernas e os ombros são bem alongados. “E, por ser uma postura de inversão, oferece um fluxo adicional de sangue para a cabeça”, explica Miriam.

Leticia Spiller

Bom dia 🌻 #pratica #yoga @boaforma 📷 @andrenicolau

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Postura: Pombo real sobre um pé.

Status: Correta.

Essa postura alonga intensamente os ombros, a coluna vertebral, o peitoral, os quadríceps e músculos do quadril. “Além disso, trabalha o chakra da garganta que ajuda a regular as secreções hormonais, particularmente as da glândula da tireóide e o chakra do coração” diz Miriam.

Alessandra Ambrosio

Cruising … 🌅💫 #practice #yoga #sunset #Greece

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Postura: Invertida sobre a cabeça.

Status: Corretíssima.

As posturas de invertidas acalmam a mente, além de aliviar o cansaço e aumentar a capacidade de concentração. Também melhoram o sistema nervoso, nutrem as células do cérebro, estimulam o funcionamento cardíaco e a circulação.

Izabel Goulart

🌊💙 #BodyByIza and the shades of blue! #vacation #workout #yoga #focus #dedication #motivation @cavotagoomykonos

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Postura: Shiva, o dançarino.

Status: Correta.

É uma postura desafiadora. Requer equilíbrio e um alto grau de flexibilidade nas costas, membros inferiores e ombros.

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