Publicidade
• Nesta edição
• Edições anteriores
• Receba a newsletter
home / comportamento /

saúde da mulher

Assine o RSS de Comportamento

Engordei ou estou inchada?

De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. Calma lá: esse peso extra pode ser água e não gordura (ufa!). Antes de perder o sono, esclareça
suas dúvidas sobre a retenção de líquidos e adote os hábitos certos para reduzir o mal-estar

Por Marcia Di Domenico

garota colocando calça jeans Age Fotostock/Keystock

 

Por que isso acontece?

Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, bingo! Você deve estar retendo líquido.

O problema pode ter várias causas. “O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. “Mas também pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireoide, que atrapalham a diurese”, completa. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado – e até evitado – com mudanças simples de hábitos. Consultamos os especialistas para responder nossas dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Acompanhe.

 

 
Busca BOA FORMA
FITNESS DIETA RECEITA
publicidade  |  Anuncie
 
publicidade  |  Anuncie
 

Rede MdeMulher
Publicidade