Chef ensina a aproveitar os alimentos sem desperdício

Nada se perde na cozinha da chef Natalia Luglio. Para amenizar o desperdício de alimentos, ela convida você a fazer o mesmo: usar tudo dos vegetais

Folhas de rabanete, ramas de cenoura, casca da batata-doce e outras partes dos tubérculos que costumam ser jogados fora são ingredientes nobres nas receitas preparadas pela chef vegetariana Natalia Luglio, de São Paulo. Seu objetivo: “Propagar a importância de uma alimentação consciente para a nossa saúde e a do planeta”, explica Nati, no auge dos seus 19 anos.

Não pense que os pratos não têm graça. Formada pelo Natural Gourmet Institute, de Nova York, a jovem chef criou o projeto Secret Dinner, que acontece a cada dois meses na Casa S, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Consiste em um menu completo – da entrada à sobremesa – com ingredientes deixados de lado nos mercados e feiras de orgânicos.

O sabor e o visual dos pratos são prova de que os legumes pequenos, manchados ou com formato estranho também são ótimos para o consumo. “Por que então pagarmos mais pelos hortifrútis maiores e viçosos?” São opções geralmente cultivadas com fertilizantes e defensivos agrícolas – substâncias que comprometem o meio ambiente e o nosso organismo.

Se você dificilmente faz suas compras na feira ou em empórios de orgânicos, já vai evitar desperdício se usar os talos do brócolis, as folhas da beterraba e de outros vegetais adquiridos numa rede de supermercados. Sem falar que são partes dos alimentos que concentram fibras e, muitas vezes, até mais vitaminas e minerais. Conclusão: ganha você e o planeta.

Para quem quiser fazer parte dessa corrente do bem, a Nati ensina uma das receitas de sucesso do seu menu consciente:

Ravióli de abóbora brasileira recheado com folhas de rabanete

Ravióli de abóbora brasileira e folhas de rabanete

(Julia Guedes/Arquivo pessoal)

Ingredientes

*3 abóboras brasileiras

*Azeite extravirgem

*Sal

Recheio

*½ cebola média picada

*2 dentes de alho

*5 colheres (sopa) de azeite extravirgem

*1 maço de folhas de rabanete lavadas

*200 g de tofu firme

*Sal

Modo de fazer

Prepare primeiro o recheio. Em uma frigideira, doure a cebola e o alho com um pouco do azeite. Adicione as folhas de rabanete e cozinhe até que elas murchem. No liquidificador, bata o refogado, o restante do azeite, o tofu e o sal até virar um creme (se necessário, adicione um pouco de água). Acerte o sal. Reserve. Corte a abóbora em rodelas bem finas. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 5 minutos ou até que a abóbora fique macia. Dobre as rodelas ao meio com cuidado para não quebrar e recheie com o creme. Para finalizar coloque em uma assadeira com um pouco de azeite e leve ao forno por mais 5 minutos. Polvilhe com o sal, decore a gosto e sirva em seguida.

Rende: 12 porções.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s