Como fazer a tapioca perfeita

Os experts contam todos os segredos para você fazer um beiju crocante, delicioso e com poucas calorias

Uma pesquisa feita pelo SEMRush, plataforma de marketing digital, revelou as dúvidas mais buscadas por brasileiros no Google. Para a nossa surpresa, “como fazer tapioca?”, está em segundo lugar, mas você nem precisa fazer a busca para encontrar a resposta. Aqui, ensinamos o passo a passo para fazer essa delícia como uma chef!

O caminho mais fácil é comprar a goma de tapioca já hidratada, passar a farinha por uma peneira e armazenar na geladeira. “Ela também pode ser congelada”, garante a alagoana Simone Brandão, que já foi eleita pelo guia Comer & Beber da revista VEJA  como a melhor preparadora tapioca de Salvador. Abaixo, ela ensina o passo a passo.

Veja também: 5 maneiras diferentes de fazer tapioca

1. Se a massa já estiver armazenada há algum tempo ou contiver alguns caroços, passe mais uma vez pela peneira no dia do preparo. Separe todos os ingredientes que for usar: a fécula já peneirada e cada componente do recheio já ralado ou cortado. Há quem goste de acrescentar uma pitada de sal na fécula antes de colocar na frigideira

2. Coloque uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro) no fogo, mas não deixe esquentar demais ou o beiju ficará borrachudo. A textura ideal é crocante. Importante: não precisa colocar um pingo de gordura na frigideira para fazer.

3. Espalhe 2 colheres de sopa da farinha na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme, sem buracos. Ou use uma peneirinha para espalhar a farinha na frigideira, contando com a ajuda de uma colher para desmanchar eventuais carocinhos.

4. Quando a massa estiver grudada, coloque o recheio. Não é preciso virar, apenas espalhe os ingredientes e feche, dobrando a massa ao meio, como uma meia-lua. Ela não demora mais do que três ou quatro minutos para ficar pronta.

5. Se for fazer a tapioca simples, pura, ou apenas com manteiga, vire, passe a manteiga (ou margarina ou azeite) e deixe alguns minutos, até o outro lado também ficar crocante.

6. Passe sempre um papel-toalha na frigideira entre o preparo de um beiju e outro.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s