Diminua a ansiedade e o stress com este bolo de fubá terapêutico

Basta uma fatia para combater o nervosismo e deixar você calma, calminha!

Inspirada no livro Alimentos Contra o Câncer (editora Vozes), em que o autor afirma que determinados alimentos, como a cúrcuma e a pimenta-do-reino, agem em sinergia na prevenção de tumores malignos, a nutricionista Aline Quissak, de Cutiriba, cria bolos e cookies terapêuticos. “Eles combatem estados emocionais negativos, como stress e ansiedade. Ou, ainda, melhoram o foco e a concentração”, afirma a nutricionista especializada em síndrome metabólica, psicologia da nutrição e nutrição esportiva.

No bolo de fubá (receita abaixo), a união do iogurte (rico em triptofano e cromo) com a aveia (fonte de vitaminas do complexo B e fibras) ajudam na produção de serotonina (hormônio do bem-estar e da felicidade).  Já o ovo (enxofre e vitamina B5), diminui os níveis do cortisol (hormônio do stress) e o fubá (aminoácidos essenciais, ferro e magnésio) aumenta a comunicação entre os neurônios, o que diminui a irritabilidade e a falta de foco. “Esses ingredientes diminuem o stress, a ansiedade, o mau humor e a falta de concentração a partir de um processo bioquímico que ocorre no organismo quando consumimos todos eles juntos, no mesmo bolo”, explica Aline. Sem falar que é uma receita que remete a lembranças gostosas  da infância – ai não tem quem não fique mais calma e feliz.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 pote (200 ml) de iogurte natural
  • 2 xícaras (chá) de fubá orgânico
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia (ou aveia fina)
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer No liquidificador, bata o ovo, o leite e o iogurte até virar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o fubá, a aveia e o açúcar. Bata só até obter uma massa lisa. Desligue o aparelho, coloque o fermento e misture com uma colher. Passe a massa para uma fôrma de bolo untada de asse em forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos (ou faça o teste do palito).

Sugestão da nutricionista: sirva 1 fatia de bolo com 2 castanhas-do-pará e 1 colher (sopa) de geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar.

Rende: 10 fatias finas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s