3 dias de detox com a estrela Giovanna Antonelli

Confira o cardápio do programa desintoxicante, criado pela chef carioca Andrea Henrique, especializada em raw food (comida crua) e detox.

“Estava me sentindo bem, mas queria ficar melhor”, conta a atriz Giovanna Antonelli. A estrela, que já seguia uma alimentação balanceada, ouviu da jornalista Glória Maria sobre um programa desintoxicante, criado pela chef carioca Andrea Henrique, especializada em raw food (comida crua) e detox. “São comidas preparadas e consumidas no mesmo dia, com produtos orgânicos, sem conservantes, e nada de congelados”, explica Giovanna. “A gente realmente sente o corpo mais leve e livre das impurezas”, acrescenta. 

O programa de sete dias não inclui gordura, glúten, lactose ou proteína animal nas refeições. Também controla a quantidade de carboidrato, açúcar e sal. Giovanna, que deixou 3 quilos para trás logo de cara, gostou tanto do resultado que resolveu manter a dieta por um mês. Perdeu 5 quilos, sem vestígio de fome. “Eu comia de três em três horas e, como tudo era muito gostoso, emagreci sem sofrer.” 
 
Depois, Giovanna retornou à sua dieta habitual com alguns ajustes, pois fez questão de manter alguns dos hábitos que aprendeu durante o programa detox. Ela carrega na bolsa biscoitos sem glúten e castanhas para um lanche rápido e saudável. Aumentou, também, o consumo de sementes e de frutas que ajudam o organismo a eliminar as toxinas. 
 
No dia da sessão de fotos para BOA FORMA (em janeiro de 2012), por exemplo, a atriz trocou o almoço no estúdio por uma salada preparada com cubos de laranja, mamão, melão, peito de peru e queijo branco light. “Ficou tão gostosa que devo repetir no jantar”, contou. Verduras e legumes nunca faltam em todas as refeições. “Tenho um sítio de onde trago verduras e legumes frescos para fazer sopas e saladas”, diz. 
 
No café da manhã, ela dispensa o pão e opta pelos cereais integrais com leite desnatado ou leite de castanhas (que ela também adora beber no lanche da tarde). A carne vermelha entra no cardápio só uma vez por semana. E, nos dias de gravação, carrega uma pequena marmita. “Quando não dá para preparar, escolho o prato mais saudável disponível no Projac. Mas não fico neurótica. Se tiver vontade, posso comer pizza no fim de semana, sem culpa.” Para compensar um eventual excesso à mesa, ela troca o almoço ou o jantar do dia seguinte por um shake de proteína (whey protein) com leite e banana-prata. Assim, fica bem alimentada e levinha, levinha.
 
Inspirado no programa detox da atriz, preparamos um cardápio de três dias para você desintoxicar. Copie:

Detox com Giovanna Antonelli

Dia 1

Café da manhã: suco verde (receita abaixo) / 1 hora depois: 1/2 papaia + 3 amêndoas + 1 xíc. de chá verde batido com limonada suíça

Almoço: salada mix de folhas verdes (rúcula, agrião, alface, alface roxa) com tomate cereja e um tipo de semente (pode ser linhaça). Tempere com molho de ervas (bata no liquidificador azeite, salsa, cebolinha, tomilho, limão e um pouquinho de água e passe pela peneira) + 1 hambúrguer de quinua (receita abaixo) com legumes no vapor.

Lanche: 1 porção de fruta (sugestão: 1 maçã ao forno assada com ameixa)

Jantar: sopa de palmito fresco (receita abaixo)

Dia 2

Café da manhã: suco verde (receita abaixo) / 1 hora depois: 1 banana + 1 col. (sopa) de agave (substituto do açúcar, à venda em lojas de produtos naturais) + 1 col.(sopa) de granola sem glúten

Almoço: salada de chicória com figo fresco temperada com azeite e limão + 1 porção de lasanha de berinjela (receita abaixo)

Lanche da tarde: 1 minipizza (sem glúten) de tofu (a cobertura leva o queijo de soja amassado, tomate cereja picado e 1 col./sopa de molho de tomate com mix de ervas: salsa, tomilho, alecrim)

Jantar: sopa de abobrinha com raspas de limão siciliano (receita abaixo)

Dia 3

Café da manhã: suco verde (receita abaixo) / 1 hora depois: 1 fatia de melão (largura de 3 dedos) + 3 castanhas-do-pará

Almoço: salada de alface roxa com brócolis, couve-flor (ralados e crus) e 1/2 maçã verde ralada, regata com azeite e limão + 2 col. de servir de quinua cozida com cogumelo shiitake refogado

Lanche: pera em compota (receita abaixo)

Jantar: sopa de brócolis (receita abaixo)

Suco verde

Ingredientes
 
. 2 maçãs médias, picadas 
. 3 folhas de couvemanteiga ou espinafre 
. 3 ramos de hortelã, capim-limão ou erva-cidreira 
. 1 mão de semente de girassol germinada (sem casca) 
. 1 cenoura, picada 
. 1 inhame, picado 
. 1 pedacinho de gengibre
 
Modo de fazer
 
Centrifugue todos os ingredientes (ou bata bem no liquidificador com um pouco de água). Finalize com o suco de 1 limão médio para potencializar a absorção de ferro, responsável pela rápida alcalinização e assimilação de outros minerais. O ideal é tomá-lo em jejum e aguardar pelo menos 30 minutos para comer outros alimentos. Assim, você potencializa a absorção dos nutrientes.

Hambúrguer de quinua

Ingredientes
 
. 1/2 xícara de quinua em grãos 
. 1 cebola picada 
. 1 col. (sopa) de óleo de coco 
. 1/2 cenoura ralada 
. 1 abobrinha verde ralada (só a casca) 
. 1/2 xícara de brócolis 
. 1 col. (sopa) de amido de arroz ou de milho para dar liga
 
Modo de fazer
 
Cozinhe a quinua em dois copos de água e separe. Doure bem a cebola no óleo de coco, acrescente todos os legumes e mexa deixando-os al dente. Adicione a quinua, acrescente o amido (se necessário, um pouco de água) mexendo sempre até criar liga. Espere esfriar e faça hambúrgueres do tamanho de um pires de café. Grelhe em uma frigideira untada e sirva com molho de tomate.

Lasanha de berinjela

Ingredientes
 
. 1 berinjela média 
. 1 tomate cortado em fatias, sem sementes 
. 1/2 cebola cortada em cubinhos 
. 1 xíc. (chá) de tofu defumado, cortadinho ou granulado 
. Ervas de Provence 
. 1 xícara de molho de tomate 
. 1 pimentão amarelo (opcional) 
. 1 col. (sopa) de óleo de coco
 
Modo de fazer
 
Coloque a cebola e o alho para dourar no óleo de coco, acrescente o molho de tomate e as ervas e um pouco de sal. Reserve. Corte a berinjela (no comprimento) em fatias bem finas. Coloque em um recipiente com água e sal e deixe descansar durante meia hora. Retire da água e seque bem com toalhas de papel. Coloque-as em uma fôrma, polvilhe tomilho e as ervas. Unte uma frigideira e grelhe rapidamente as fatias. Reserve. Monte como a lasanha normal, em uma fôrma refratária. Primeiro, uma camada de berinjela, depois de tofu. Regue com duas colheres de molho de tomate, cubra com uma camada de tomates. Finalize com a berinjela e mais molho de tomate. Leve ao forno por 10 minutos. Na hora de servir, decore com rodelas coloridas de pimentão.

Pera em compota

Ingredientes
 
. 1 pera 
. Suco de 1 limão 
. 3 gotas de essência de baunilha 
. 2 col. (sopa) de adoçante
 
Modo de fazer
 
Descasque a pera e coloque em um recipiente com água e o suco de limão para não escurecer. Coloque para cozinhar em um pouco de água, com a baunilha e o adoçante. Quando a pera estiver mole, desligue o fogo. Sirva fria, com raspinhas de limão ou salpique canela.

Sopas

Para dois pratos de sopa, refogue 1/2 cebola em 1 col. (sobremesa) de óleo de coco, acrescente 250 gramas de vegetais (palmito fresco, abobrinha ou brócolis), complete com 500 mililitros de água e cozinhe até amolecer. Espere esfriar e bata no liquidificador.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s