Continua após publicidade

5 dicas para fazer uma salada detox perfeita

Chegou a hora eliminar os excessos pós-festas – com uma faxina poderosa!

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 8 ago 2017, 19h35 - Publicado em 7 jan 2016, 14h09

Já que salada está liberada no cardápio detox, aproveite para incluir alguns alimentos que ajudam a turbinar o processo e também deixam a sua refeição completa e saborosa. Aqui, a gente ensina o caminho das pedras:

1. Comece com os verdes – eles são poderosos na faxina!
Quando o assunto são legumes e verduras, prefira as opções sem agrotóxicos e capriche nas crucíferas (verduras ricas em fitoquímicos), como couve, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho – cruas, refogadas ou no vapor.

2.  Adicione um pouco de cor
Pimentão, tomate, abacate, morango, abacaxi são alguns dos alimentos coloridos responsáveis por oferecer substâncias antioxidantes e proteger o organismo contra a ação dos radicais livres. Por isso, fica aqui o lembrete: quanto mais colorida for a sua salada, mais nutrientes ela vai oferecer.

3. Não se esqueça da família das cebolas
Os membros da família allium (cebola, alho e alho-poró) deixam um gostinho bem especial na comida. Mas, esse não é o único benefício oferecido. Eles são ricos em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer.

Continua após a publicidade

 4. Acrescente cereais, grãos integrais e sementes
Ricos em fibras, eles são importantes no detox. Por isso, a sua salada não pode ficar sem: arroz integral, quinua, aveia, linhaça, chia e raízes, como batata-doce e inhame.

 5. Molho? Sim, por favor!
Para temperar a sua salada, prefira os molhos que oferecem alguma fonte de gordura boa, como o azeite extravirgem ou algum a base de sementes. Elas ajudam no controle do colesterol, na saúde do coração e também no controle do peso.

Publicidade