7 razões para incluir o leite de coco no seu cardápio

Além de ser vegana e não ter glúten, essa bebida de origem vegetal é uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes. A atriz Karina Bacchi é uma fiel consumidora

O cardápio saudável tem agora um delicioso reforço: o leite de coco pronto para beber. A bebida, feita com ingredientes naturais, é uma ótima alternativa ao leite de vaca e a outros leites vegetais. Por sua origem vegana e naturalmente sem lactose, é também opção certeira para quem tem intolerância ou alergia à proteína do leite.

Não à toa, o leite de coco já conquistou a turma que cuida do corpo e foca em uma alimentação cheia de saúde. A atriz Karina Bacchi é um exemplo. Musa fitness, que se preocupa muito com a qualidade de suas refeições (ainda mais agora, grávida do primeiro filho), ela já incluiu a bebida na sua rotina alimentar.

Com a chegada ao mercado das opções prontas, não é preciso nem mais tirar o leite da fruta, literalmente. A Ducoco, por exemplo, trouxe a inovação com dois sabores: original e chocolate. Os produtos podem ser consumidos puros, com cereais ou batidos com frutas.

A seguir, com a ajuda da nutricionista funcional clínica e esportiva Stella Santiago Jacob, listamos outros 7 motivos para incorporar a bebida no seu dia a dia.

O leite de coco é rico em gordura boa
A bebida tem como base a polpa do coco, fonte de ácido láurico, conhecido como gordura boa, que reduz a oxidação do LDL (o chamado mau colesterol), prevenindo doenças cardiovasculares. Também tem ação antiviral e antibacteriana, fortalecendo a imunidade do corpo.

O nosso corpo precisa de gordura boa
Só por se chamar “gordura” você já torce o nariz? Pois saiba que o nosso corpo precisa, sim, de gordura boa para funcionar. Esse macronutriente é esquecido pela população geral, mas deve ser consumido todos os dias”, frisa Stella. Na gestação, inclusive – como é o caso da atriz Karina Bacchi –, a necessidade do consumo de todos os nutrientes aumenta, o que pede mais atenção à alimentação. “Durante a gravidez, é interessante consumir em razão da saciedade, pois nesse período as mulheres tendem a sentir mais fome, e fontes de gordura saciam de forma saudável!, observa a nutricionista.

Cai perfeitamente bem antes do treino
A gordura do coco é chamada TCM (triglicérides de cadeia média). O nosso corpo consegue energia rápida desse tipo de gordura, conta Stella. Por essa razão, o leite de coco pronto para beber pode ser consumido antes dos treinos na academia. Uma sugestão é bater 200 ml com uma fruta de sua preferência.

Ajuda no combate à hipertensão
O potássio presente na bebida provoca o aumento da elasticidade da parede das artérias e tem ação preventiva contra AVCs, principalmente entre as mulheres. Esse nutriente ainda ajuda na regulação da quantidade de água presente nas células e age na contração e no relaxamento muscular. Também contribui para a saúde óssea, lembra Stella.

Dá mais saciedade
Ou seja: a bebida é ótima para quem está brigando com a balança e sofre com os ataques de fome. O período da manhã pode ser um bom horário de consumo, pois a gordura do coco oferece mais saciedade ao longo do dia, sugere a nutricionista.

É fonte de vitaminas A, D e B12
A primeira fortalece o sistema imunológico, melhora a visão, auxilia na formação dos dentes e de colágeno, e é necessária para a renovação celular. A segunda ajuda na imunidade, corta processos inflamatórios crônicos e fortalece a estrutura óssea. E a terceira é responsável pelo bom funcionamento das células do corpo. Precisa de mais motivos? Então vai a última razão!

Pode ser consumido por qualquer pessoa
Especialmente por quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, já que tem origem vegetal e naturalmente apresenta zero lactose. É sempre bom procurar um especialista para avaliar a quantidade e o horário mais indicados, pontua Stella.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s