8 estratégias para emagrecer se você não tem tempo a perder

Com a rotina corrida, falta tempo para se preocupar com a dieta? Aprenda a driblar a falta dele e leve uma vida mais saudável com estratégias simples

1. Maneire no tamanho das porções

A proporção de cada macronutriente que ingerimos – proteínas, gorduras e carboidratos – é fundamental para quem quer perder peso. Para ajudá-la a consumir menos calorias na hora das refeições, use um prato colorido, que faz com que o cérebro entenda melhor a quantidade de comida que estamos ingerindo.

2. Não pule refeições

O ideal é fazer seis delas por dia. “Quando você pula alguma, a chance de ingerir mais calorias na próxima aumenta muito”, cinta Fellipe Savioli, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia. Além disso, comer de três em três horas mantém o metabolismo acelerado pelo dia todo. Então deixe algumas oleaginosas na gaveta do escritório para fazer o lanche antes e após o almoço e não perder tempo indo até um café ou preparando um lanche na cozinha.

Leia mais: 12 lanchinhos saudáveis que você pode e deve ter no escritório

3. Faça trocas simples no cardápio

Basta substituir o refrigerante por suco, os refinados por integrais, os industrializados por naturais e os alimentos de alto índice glicêmico pelos de baixo. O esforço não exige tempo extra no dia a dia e, de quebra, você ainda se sente mais revigorada para dar conta de todas as responsabilidades da rotina.

4. Durma bem

Uma boa noite de sono, além de aumentar a produção de serotonina, reduz o stress, que anda lado a lado com a liberação de cortisol, hormônio que gera resistência à insulina. “Deitar a cabeça no travesseiro também controla a quantidade de leptina e grelina circulante no corpo, hormônios que controlam a saciedade e o apetite”, conta Savioli.

Leia mais: 15 alimentos que ajudam no sono

5. Planeje atividades em família

Dá para aproveitar as horas de lazer com as pessoas de que a gente mais gosta a favor do emagrecimento! É só combinar uma atividade que estimule o corpo a gastar calorias, como passear com o cachorro, jogar bola com as crianças ou até dar uma volta no shopping enquanto coloca o papo em dia com sua mãe.

6. Coma mais fibras

Elas reduzem a absorção de glicose e colesterol no intestino além de proporcionarem saciedade de sobra. “Na hora das refeições, aposte em saladas caprichadas”, sugere Savioli. Vale adicionar ao cardápio: chia, aveia, maracujá, trigo e quinoa.

Leia mais: 12 receitas de saladas para ficar saciada sem sair da dieta 

7. Mantenha-se em pé

Sempre que for possível, claro. Se você volta para casa de ônibus ou metrô, ceda seu assento a outra pessoa. Além de praticar a gentileza, o habito ainda incentiva o corpo a tostar as gordurinhas extras. “Qualquer atividade realizada em pé gasta mais calorias do que sentada”, conta Savioli.

8. Prefira o frio

Seja ficar uns minutinhos em um ambiente com ar condicionado seja beber um copo de água gelada. É que as temperaturas mais frias fazem com que o metabolismo trabalhe mais para manter o corpo aquecido. “Banho frio também ajuda a acelerar os mecanismos do organismo”, conta Savioli.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Luís Ferracini

    Vejo muitas pessoas tentando emagrecer, mas sem sucesso! A culpa na verdade não é delas, mas sim do método de emagrecimento adotado! Cada pessoa é diferente uma da outra, portanto aquilo que funcionou para um, não necessariamente funcionará para o outro! Descobri um site maravilhoso (http://sucosparaemagrecer.net/) que possui alguns métodos de emagrecimento saudáveis! Fantástico! Vale a pena seguir seus métodos e escolher o melhor para você!

    Curtir