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A cerveja está fazendo você engordar?

Descubra se a cerveja está comprometendo a sua dieta

Por Eliane Contreras
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casal tomando cerveja Caio Mello

Por que a cerveja engorda?

As calorias que coloca no prato são controladas com mão de ferro, mas você se esquece de computar as que põe no copo? É comum: até as mulheres preocupadas em manter as curvas no lugar se iludem com a ideia de que um chopinho não pega nada. Não é bem assim: um copo de 300 mililitros tem em média 150 calorias. Não é muito. Mas, se você não consegue parar no primeiro, desculpe ser estraga prazer: nenhuma dieta vai funcionar contra os pneuzinhos. As festas regadas a cerveja acontecem com frequência? Então, outro balde de água fria: seu abdômen tem tudo para ganhar proporções que, definitivamente, não combinam com blusas coladas, muito menos com o biquíni usado pelas modelos que aparecem nas propagandas da loira gelada.

Existem poucos estudos avaliando se a cerveja interfere na medida da cintura. Porém, um dos principais – feito por equipes de cinco centros de estudos da Dinamarca e publicado na revista americana International Journal of Obesity – revela que a bebida aumenta, sim, a circunferência do abdômen. Está certo que, para isso, é preciso beber mais de cinco copos todos os dias da semana. É bastante! Mas os brasileiros que bebem chegam perto disso, inclusive as mulheres.

Na balada, o copo virou extensão da mão da moçada – e o número de mulheres mais jovens (entre 18 e 24 anos) que bebe alcançou o de homens da mesma idade, de acordo com um estudo feito em 2007 pela Escola Paulista de Medicina e financiado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Essas garotas bebem até 88% mais que as mulheres mais velhas. E a cerveja é a mais pedida.

A armadilha pode ser dupla: junto com a bebida vem a batata frita! E os petiscos gordurosos também têm culpa no cartório. Faça as contas: dois copos de cerveja mais uma porção (100 gramas) de provolone à milanesa têm cerca de 800 calorias – quase a cota que você tem direito no dia. É melhor estipular um limite: um copo mais uma comidinha leve.

Beber sem comer, nem pensar! É importante você forrar o estômago antes e durante o consumo de álcool. “Do contrário, os efeitos de embriaguez serão muito mais rápidos. E o enjoo no dia seguinte maior”, avisa Adriana Kobayashi, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo. Prefira porções com carboidrato, proteína e gordura boa – uma fatia de pão com peito de peru e azeite, por exemplo. Essa combinação diminui a velocidade de absorção da bebida, o que ajuda a preservar suas curvas. “Em alta concentração no sangue, o álcool dispara a produção de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura”, diz Alexandre Merheb, nutrólogo do Rio de Janeiro. O alerta vale especialmente para as mulheres que, com a intenção de emagrecer, bebem para não comer!

 
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