Publicidade
• Nesta edição
• Edições anteriores
• Receba a newsletter
home / dieta /

aliados da dieta

Assine o RSS de Dieta

Macarrão que não engorda

Aprenda a preparar o macarrão que não engorda

Por Eliane Contreras

macarrão Sheila Oliveira

Leia também

Saiba como comer macarrão sem correr o risco de engordar

Primeira atitude para combater os quilinhos extras: tirar o macarrão de cena, certo? Nem sempre! Se você combiná-lo a uma porção de proteína magra (peito de peru, peixe, queijo cottage) e outra de gordura boa (azeite de oliva), essa delícia perde o poder de alargar a cintura. Isso acontece porque esses nutrientes são capazes de reduzir o índice glicêmico (IG) do carboidrato. Ou seja, a massa vira açúcar no sangue mais devagar, evitando picos glicêmicos e, consequentemente, a produção excessiva de insulina – hormônio que estoca gordura. Se a massa for acompanhada de hortaliças, melhor! “As fibras das verduras e legumes ajudam a prolongar a saciedade, acabando de vez com aquela história de você sentir fome meia hora depois de comer um prato farto de macarrão”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. O tamanho da porção conta muito na dieta. Então diminua a quantidade da massa e, claro, esqueça a molho quatro queijos. Sugestão: experimente as receitas desta reportagem. Além de leves e deliciosas, valem por uma refeição completa. Mas, antes de colocar a mão na massa, siga outras sugestões para “emagrecer” o macarrão.

• Prefira massa integral. Por ser rica em fibras, tem um IG mais baixo que a massa refinada. Há várias opções no mercado.

• Outra boa opção é a massa de grano duro (grão duro, em português). Leva a sêmola do trigo, um tipo de amido mais resistente e, por isso, com um IG moderado. Leia o rótulo: as massas italianas são tradicionais em grano duro, mas há versões nacionais.

• Cozinhe o macarrão al dente. Para isso, retire-o do fogo ainda firminho. Quanto mais mole a massa, menos resistente fica o amido, que passa a ser transformado em açúcar no sangue num piscar de olhos.

 

 

Fotos Sheila Oliveira | Empório Fotográfico. Produção culinária: Iliane Marconi. Produção de objetos: Márcia Asnis. Objetos: Cerâmica Scalla, Dkza, Pepper, Roupa de mesa, Fernando Maluhy, Tramontina.

Leia também
 
Busca BOA FORMA
FITNESS DIETA RECEITA
publicidade  |  Anuncie
 
publicidade  |  Anuncie
 

Rede MdeMulher
Publicidade