Publicidade
• Nesta edição
• Edições anteriores
• Receba a newsletter
home / dieta /

aliados da dieta

Assine o RSS de Dieta

Pratos para um jantar leve e rápido

Disque pizza, delivery de comida chinesa... Assim nenhuma dieta funciona! O segredo é optar por pratos com poucas calorias e fáceis de fazer. Lucilia Diniz dá as receitas!

Por Eliane Contreras

receitas

O que costuma fazer você sair da linha na hora do jantar?

a) Comer pouco durante o dia e, por isso, perder totalmente o controle da fome à noite.
b) Chegar cansada do trabalho, disposta a pedir pizza por telefone ou fazer um sanduíche.
c) Esquecer de planejar o cardápio.

Você assinalou a alternativa a, b, c... ou as três juntas? Não tem discussão: o jantar é a refeição mais difícil para quem quer emagrecer ou manter o peso. Mas dá para fugir desse fogo cruzado, preparando receitas fáceis, rápidas e pouco calóricas. Os pratos que você encontra aqui nesta reportagem atendem esses requisitos, ajudando-a a salvar a dieta. Eles fazem parte de uma coletânea de 75 receitas criadas e sugeridas por Lucília Diniz em Comer Light (Editora Abril, 24,90 reais). Nesse segundo livro da empresária em parceria com BOA FORMA, ela também aproveita para quebrar alguns mitos, como o de que comer macarrão no jantar não pode. "Pode, sim! Já me privei desse alimento e fiz bobagem. Aprendi que precisamos do carboidrato (que reina nas massas) para queimar gordura." Mas, para que esse nutriente não vá parar direto na cintura, Lucilia afirma que o segredo é moderar na porção durante o dia, reservando a cota da noite. Outra estratégia é preferir uma massa integral ou grano duro e sempre combiná-la com uma proteína magra (frango, peixe, alcatra) ou verduras e legumes, reduzindo seu poder de engordar.

Como ninguém é de ferro e pode comer espaguete no almoço e bolo à tarde, Lucilia também acrescentou no livro receitas com pouco carboidrato, como salada com filé-mignon, hambúrguer de palmito, linguado com cogumelo salteado e torta vegetal em camadas. Essas delícias também são rápidas de fazer e, claro, têm pouquíssimas calorias - dão até direito a finalizar e refeição com um doce. Aliás, Comer Light traz várias opções de sobremesa sem açúcar. Você pode conferir uma amostra a seguir - a taça de ricota está entre as invenções culinárias que Lucilia usou para entrar em forma (ela perdeu 61 quilos mudando os hábitos alimentares errados) e, agora, compartilha com quem também quer adoçar a dieta, reduzindo os quilinhos extras sem sacrifício!

Salada crocante com filé-mignon

Hambúrguer especial de palmito 

Filé de linguado com cogumelo

Torta vegetal em camadas

Macarrão com legumes

Dieta doce 

Se tiver que cortar o doce, você desiste da dieta antes mesmo de começar. Não precisa fazer nem uma coisa nem outra. Esta delícia tem só 60 calorias. Ou seja, pode muito bem estar presente no seu cardápio!

Tacinha de ricota

Leia também
 
Busca BOA FORMA
FITNESS DIETA RECEITA
publicidade  |  Anuncie
 
publicidade  |  Anuncie