Publicidade
• Nesta edição
• Edições anteriores
• Receba a newsletter
home / dieta /

aliados da dieta

Assine o RSS de Dieta

Proteína em barra

Sucesso entre as malhadoras, as barrinhas de proteína ajudam a aumentar o volume dos músculos. Seu objetivo é emagrecer? Adote-as como opção de lanche da tarde. A fome e a vontade de comer doce desaparecem rapidinho!

Por Eliane Contreras

Proteína em Barra Carlos Cubi

Elas têm o formato e a praticidade das barrinhas de cereais - podem ser carregadas na bolsa ou na mochila como opção de lanchinho saudável entre as refeições. Mas as barrinhas de proteína oferecem vantagens extras para quem está controlando o consumo de carboidrato para emagrecer ou, ainda, malha e quer um corpo firme e definido. O segredo está nos itens presentes na composição. "Feitas com doses importantes de proteína completa e de fácil absorção, esse tipo de barrinha prolonga a sensação de saciedade e acelera o metabolismo", explica Marcella Amar, nutricionista da Clínica Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro. São também boas opções para o lanche pós-treino, pois combinam doses moderadas de carboidrato à proteína - parceria imprescindível para a recuperação e aumento dos músculos. Fibras, vitaminas e minerais antioxidantes são outros itens comuns e que favorecem a perda de peso. A melhor parte vem agora: cobertas de chocolate, iogurte ou amendoim, elas passam por um doce, o que não é nada mau para quem está de dieta. Ok, tem gente que percebe bem o gosto da proteína, o que, às vezes, pode comprometer o sabor da barrinha. Mas existe uma boa variedade, tanto importada como nacional, à venda em farmácias e lojas de suplementos nutricionais (confira as nossas sugestões). Com certeza, uma delas vai agradar seu paladar. De qualquer maneira, investigue o rótulo. Fuja das opções que pegam pesado no açúcar e, portanto, estouram nas calorias. "As barrinhas com esse perfil são indicadas para os atletas que precisam repor energia e não têm tempo para fazer refeições pesadas", diz Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. Você treina cerca de uma hora? Então, a barrinha deve ter entre 150 e 250 calorias. Mas caso escolha uma que ultrapassa esse valor energético, divida- a ao meio, coma uma parte e deixe a outra para o próximo lanche.


Proteína e um pouco mais

Todos os nutrientes que compõem uma barrinha de boa qualidade


Proteína completa
Queridinha dos atletas, a proteína isolada do soro do leite (o famoso whey protein) é usada na maioria das barrinhas. Geralmente, vem combinada a outras formas desse nutriente, como albumina (proteína do ovo) e proteína de soja. Fique de olho: dependendo do tamanho, a barrinha oferece até 30 gramas de proteína. Mais do que isso é bobagem, pois o organismo não consegue usar tão bem e o que sobra pode ir parar na cintura

Carboidrato do bem

Não existe barrinha com carboidrato zero. Isso não é ruim, desde que a porção seja moderada - até 15 gramas em uma unidade pequena (30 gramas). Ele vai ser usado para rep or energia e facilitar a absorção dos aminoácidos necessários para a recuperação dos músculos. De qualquer maneira, prefira as barrinhas com carboidratos vindos de cereais integrais e frutas secas. Fique de olho: o açúcar é o primeiro na lista de ingredientes? Sinal de que ele é a principal fonte de carboidratos. Escolha outra barrinha ou consuma essa opção com menos frequência.

Gordura amiga
A dose de gordura também deve ser moderada e, ainda assim, a maior parte de mono e poli-insaturadas - presentes nas nozes e manteiga de amendoim. Fique de olho: dispense as barrinhas com gorduras trans.

Fibras
Elas preenchem o estômago e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de estimular o bom funcionamento do intestino. Fique de olho: é bom que a barrinha ofereça pelo menos 1 grama de fibras.

Vitaminas e minerais
A lista de substâncias antioxidantes é extensa. Mas cuidado com o sódio, que, em excesso, faz você inchar. Fique de olho: se tiver sódio demais, recuse. Do contrário, você pode passar do limite diário de 2400 miligramas.

Leia também
 
Busca BOA FORMA
FITNESS DIETA RECEITA
publicidade  |  Anuncie
 
publicidade  |  Anuncie
 

Rede MdeMulher
Publicidade