Continua após publicidade

O seu smoothie poder ser mais calórico que um Big Mac

Um estudo mostra que os smoothies ou frapés comprados prontos podem conter mais calorias do que um Big Mac e mais açúcar do que uma garrafa de refrigerante

Por Deise Coelho
Atualizado em 5 Maio 2023, 16h36 - Publicado em 14 jan 2016, 09h49

Uma pesquisa de saúde do programa LiveLighter, financiado pelo governo australiano,  descobriu que nem todos os smoothies e frappés, comercializados prontos em lojas, são boas opções para um cardápio saudável.

Para você ter uma ideia, entre os produtos levantados no estudo, o ‘Brekkie a Go-Go Super Smoothie’, da Boost Juice, tem 611 calorias – 119 calorias a mais do que um Big Mac (492) e 18 colheres de chá de açúcar. O ‘Protein Supreme Smoothie’, da mesma loja, que promete abundância de nutrição, contém 563 calorias e 12 colheres de chá de açúcar. O ‘Mango Fruzie’, da Gloria Jeans, que diz ser 98% sem gordura, apresenta 31 colheres de chá de açúcar e 513 calorias. Já Smoothie Banana Berry, comercializado pelo McDonald’s com a promessa de ser 99% sem gordura, possui 17 colheres de açúcar.

“As redes de alimentos usam termos como ”97% livre de gordura” ou “sem latícinios” para fazer seus smoothies e frappés parecerem saudáveis, mas com até 31 colheres de chá de açúcar e com muitas calorias, estas bebidas podem realmente fazer mais mal do que bem”, disse o participante do programa LiveLighter, Alison Ginn. “Como refrigerantes e outras bebidas açucaradas, o consumo regular de frappés e smoothies pode contribuir para o ganho de peso e excesso de gordura tóxica, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer”, explica Ginn. “Além disso, o excesso de frutose, proveniente das frutas, estimula a liberação de insulina, o que estimula o organismo a guardar gordura”, alerta Daniela Jobst, nutricionista de São Paulo.

Se você está indo comprar o seu smoothie preferido, fique de olho nas calorias e nos ingredientes. Para você ter uma ideia, a ingestão diária de calorias recomendada para adultos é de aproximadamente 2077 e a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de apenas 6 colheres de chá de açúcar por dia.

Publicidade