Lanche entre as refeições: os erros que você comete sem perceber

Fique atenta para que estes deslizes comuns não atrapalhem seus objetivos

Os lanchinhos fazem parte da vida das mulheres modernas. Por causa da rotina corrida, eles se tornam aliados para saciar a fome de uma maneira prática, já que são fáceis de carregar e não levam muito tempo para serem consumidos. Mas algo tão útil pode se tornar um empecilho para seus objetivos fitness se for usado de forma errada. Confira pequenos erros que podem deixar você mais longe do plano de conseguir seu melhor corpo:

1. Comer um item saudável em exagero 

Qualquer coisa em excesso faz mal, até alimentos do bem. Itens como nozes, sementes, queijo e frutas secas são considerados lanches saudáveis, mas se você comer uma quantidade grande deles, as calorias, o sódio e o açúcar vão ser estocados, agindo em seu organismo como qualquer outro lanche. O segredo? Separe-os em porções (preferencialmente estabelecidas por um profissional da nutrição) para evitar exageros.

2. Ingerir algo que não satisfaz

Comer algo que é rico em proteínas e nada mais – como por exemplo um omelete só de claras – pode fazer com que você volte a sentir fome em pouco tempo. Para sentir saciedade, procure snacks equilibrados, que contenham fibras, gorduras boas e carboidratos complexos.

Veja também: 5 opções de lanchinhos saudáveis e práticos para você ter na gaveta do escritório

3. Abusar dos orgânicos

Certos produtos parecem mais saudáveis do que outros porque são rotulados como orgânicos. Mas isso não quer dizer que você está livre para comer o quanto quiser. Em muitos casos, esses alimentos têm tanto açúcar, calorias e sódio quanto aqueles sem agrotóxicos. Dica geral para qualquer lanche que você escolher: orgânico ou não, lembre-se de apreciá-lo com moderação.

4. Fazer refeições mesmo sem estar com fome

Só porque você estipulou que comeria certo alimento em determinado horário não significa que isso seja uma regra imutável. Se você ainda está saciada com a última refeição, poupe seu corpo das calorias extras. Mas não espere até que você esteja absolutamente faminta para consumir algo para não acabar ingerindo mais do que pretendia.

E mais: 6 opções de lanchinhos com até 250 calorias 

5. Servir-se direto da embalagem

Quando você enfia a mão num saco e coloca o alimento na boca é mais difícil manter o controle da quantidade consumida, de acordo com um estudo de 2005 da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Outro problema: quanto maior o recipiente, mais propensa você estará a comer, mesmo sem fome. Antes de atacar o lanchinho, lembre-se de colocá-lo em outro recipiente.

6. Apostar em lanches muito grandes antes ou depois do treino

Você quer ter certeza de que você está abastecida para realizar ou se recuperar da malhação intensa. Por isso, investe em lanches pré ou pós-treino – com toda a razão! Só fique atenta para não exagerar no tamanho das porções, o que pode prejudicar sua dieta e até seu desempenho nas atividades físicas.

 

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