Continua após publicidade

MasterChef britânico ensina seus truques para deixar a cozinha mais leve

O chef Sven-Hanson Britt, que esteve no Brasil para divulgar a importância da alimentação saudável e orgânica, revela com exclusividade alguns truques para deixar a sua alimentação no dia a dia mais leve

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 28 out 2016, 05h51 - Publicado em 14 mar 2016, 17h29

Engana-se quem pensa que a gastronomia inglesa está limitada ao famoso fish and chips (peixe frito acompanhado por batatas fritas). A prova disso é a onda de chefs (Sven-Hanson Britt é um deles) que tentam reforçar a importância de uma alimentação saudável e orgânica através da culinária que servem à mesa. Em sua passagem pelo Brasil, Sven-Hanson conversou com exclusividade com a BOA FORMA e revelou algumas estratégias que ele utiliza dentro de casa e no restaurante Miele, em Londres, para elaborar pratos leves e saborosos. 

Comer bem é…
“Se alimentar de forma saudável deve ser um hábito natural das pessoas e não uma dieta especial. Se deliciar com um hambúrguer, por exemplo, deveria ser um hábito que acontece uma vez ou outra. Tudo é uma questão de encontrar o equilíbrio. Essa deveria ser a maneira como os pais alimentam seus filhos: comida fresca, que não venha em lata e, de preferência, orgânica. No Brasil você encontra vegetais e frutas frescos com muita facilidade – alguns deles você nem acha na Grã-Bretanha”, diz o chef.

Um prato irresistível…
“Meu alimento predileto é algo que eu mesmo planto: ervilha. Tenho uma horta em casa e outra no restaurante. A ervilha fresca é fácil de preparar e o sabor é incrível”.

E a culinária brasileira…
Visitei, aqui no Brasil, alguns mercados orgânicos bacanas e restaurantes surpreendentes. O sabor das frutas aqui é maravilhoso. Na Inglaterra, você não encontra ingredientes com esse sabor. Abacate, manga, papaia… são uma delícia. Descobri sabores e alimentos que nunca tinha visto na vida. O sabor da goiaba e do maracujá é simplesmente delicioso.

Algum segredinho?
Em vez de usar uma panela cheia de óleo, eu prefiro cozinhar na grelha ou na churrasqueira. Contudo, vale ressaltar que as calorias são fontes de energia e você precisa delas para viver. O importante é ficar de olho na quantidade que está ingerindo. Comer um pedaço de carne cheio de gordura todos os dias pode não ser uma boa ideia. O importante é entender o tipo de alimento que está colocando na sua dieta. Assim, você consegue deixar a alimentação mais leve.

Publicidade