O agave é ou não aliado da dieta?

Você já deve ter escutado que o alimento é uma boa alternativa para quem quer perder peso. Investigamos o assunto e revelamos se você se deve ou não apostar no agave

Não. “Até há pouco tempo, o agave – extraído do cacto mexicano Agave tequilana (o mesmo da tequila) – se destacou como uma boa opção ao açúcar por apresentar um baixíssimo índice glicêmico (absorvido lentamente, não provoca picos de insulina – hormônio que, em excesso, inflama o organismo e aumenta os estoques de gordura)”, comenta a nutricionista funcional Flavia Cyfer, do Rio de Janeiro. Porém diversos estudos começaram a mostrar que não funciona bem assim. Entre 80 e 94% da composição do agave é frutose – “açúcar” natural, que deve entrar no cardápio com parcimônia. Do contrário, ele pode provocar gases e distensão abdominal, além de favorecer o acúmulo de gordura visceral e subcutânea. Outro inconveniente: a capacidade (17 vezes maior que a glicose) de se ligar às moléculas de proteína. Essa reação química resulta em produtos de glicação avançada, os AGEs (advanced glycation end-products) – compostos tóxicos que aumentam a inflamação e os radicais livres. E essas substâncias inimigas estão relacionadas ao envelhecimento precoce e a doenças como diabetes e obesidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s