O que acontece quando… você reduz o açúcar

Quem diria: tirar o açúcar do cardápio ajuda a manter a pele mais jovem, reduz o risco de doenças e também acelera o seu metabolismo!

Você pode até não estar de olho nas calorias, mas vai se surpreender com o que a redução de açúcar pode fazer pelo seu organismo. Em excesso, ela rouba nossa energia, provoca resistência à insulina, aumenta o risco de diabetes, e acelera o envelhecimento das células, além de contribuir com quilos extras. Mas, calma! Nenhum processo de mudança é fácil. Por isso, nós já avisamos: no começo, você vai sentir abstinência, mas passa com o tempo.

As primeiras semanas, consideradas a fase de desmame do açúcar, nem sempre são fáceis. Você tende a ficar agitada. “É o sinal de que o organismo está passando por um processo de desintoxicação”, explica Priscila Di Cicero, nutricionista funcional e esportiva de São Paulo. Está precisando de uma forcinha para retirá-lo do cardápio? Confira o que você ganha:

1. Sente menos fome

Os alimentos que carregam doses excessivas de sódio, gordura saturada e carboidrato simples (açúcar, frutose, xarope de milho e farinha branca) inibem os receptores de leptina, também conhecido como o hormônio da saciedade, fazendo com que a gente coma mais do que deveria. E se você os corta do seu cardápio? Sente menos fome.

2. Diminui as chances de desenvolver doenças

O açúcar desencadeia uma reação inflamatória no organismo, oxidação das células, maior concentração de gordura na barriga e altos níveis de glicose no sangue. “O estoque de gordura na barriga estimula o pâncreas a liberar mais insulina. Processo que, a longo prazo, acarreta a aterosclerose (placas de gordura nas artérias), entre outros riscos cardiovasculares”, alerta o nutricionista Luciano Bruno. Você também pode desenvolver diabetes, ovário policístico e candidíase – uma ameaça à fertilidade feminina, além de ter dificuldade em ganhar massa magra e ficar mais suscetível à acne e celulite.

3. Menos estoque de gordura na barriga

Facilitar a entrada do açúcar obtido dos alimentos nas células que precisam dessa fonte de energia é a função da insulina. Ao perceber a presença desse nutriente no sangue, o pâncreas começa a liberá-la. “A secreção exagerada sobrecarrega o órgão, que tende a se desgastar”, alerta a endocrinologista Ruth Clapauch. A insulina ainda favorece o estoque de gordura na barriga, além de atrapalhar a síntese de glucagon, que é bem-vindo, pois estimula a queima de gordura. Outros indícios da insulina elevada: acne, aumento de pelos e síndrome dos ovários policísticos.

4. Dá adeus ao metabolismo lento!

Quem ainda não conseguiu abrir mão do refrigerante normal ou suco açucarado no dia a dia, é bom saber: consumidas com frequência, essas bebidas deixam o metabolismo mais lento em apenas um mês, segundo um estudo inglês publicado no conceituado periódico European Journal of Nutrition. Os pesquisadores observaram que, no lugar das gordurinhas estocadas na cintura, os músculos preferem usar um substrato mais fácil de ser transformado em energia: o açúcar. O resultado? “Dificuldade de emagrecer e facilidade de engordar”, comenta Andréia Naves, nutricionista da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. Então, fique com as opções sem açúcar, além de moderar na dose e na frequência.

5. A sua pele vai ficar mais jovem!

Se a fórmula da juventude existisse, o açúcar não seria um dos seus ingredientes. As moléculas de glicose flutuam no sangue e se fixam a moléculas de proteínas e vão grudando em outras proteínas que encontram no caminho formando um grande aglomerado – são os AGEs, sigla para Advanced Glication End-products. “Esse processo é denominado glicação. Ele inflama os tecidos e os degenera, comprometendo a estrutura da pele”, explica o dermatologista Adilson Costa, especialista em cosmiatria e laser, de São Paulo. O colágeno é degradado assim como as fibras de elastina. Em nome do rosto firme e jovem, controle a quantidade de açúcar ingerida – pode experimentar aquele cupcake delicioso, só não vale exagerar – e troque os carboidratos simples (pão, arroz e macarrão brancos) pela versão integral.

Você é viciada em açúcar? Confira 8 passos para virar o jogo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s