O santo chocolate (realmente) pode turbinar o seu treino, sabia?

Acrescentar essa delícia no seu cardápio pode, sim, melhorar o seu desempenho durante a atividade física

Adicionar um pouco de chocolate amargo na dieta todos os dias pode melhorar a sua performance no esporte e aumentar a resistência. De acordo com um novo estudo de nutrição esportiva da Universidade de Kingston, na Inglaterra, o alimento ajuda a produzir mais óxido nítrico, o que gera a um aumento na vasodilatação e, consequentemente, melhora a oferta de oxigênio nas células. Resultado: maior desempenho durante os exercícios.

Isso acontece porque o cacau é rico em epicatequina, flavonoide que favorece a resistência muscular e a capacidade de recuperação do seu corpo. Quanto maior a porcentagem de cacau (80%, 70%, 60%), maiores serão os níveis da substância. A pesquisa, publicada em dezembro no Journal of the International Society of Sports Medicine, recrutou oito ciclistas do sexo masculino e pediu que eles consumissem um pouco de chocolate meio amargo todos os dias.

Contudo, antes de iniciar o estudo, os voluntários tiveram sua aptidão física e consumo de oxigênio analisados durante passeios moderados e rápidos em uma bicicleta ergométrica. Em seguida, os cientistas dividiram os participantes em dois grupos. Metade consumiu 40 gramas de chocolate amargo por dia. A outra parte recebeu 40 gramas de chocolate branco.

Para evitar o ganho de peso, os ciclistas foram orientados a substituir um dos seus lanches normais ou sobremesas pela dose de cacau. A dieta foi seguida durante duas semanas. Depois, os atletas retornaram ao laboratório para repetir os testes. Os resultados foram bem positivos: após as semanas de suplementação com o amargo, os ciclistas tiveram melhor desempenho nos testes físicos, em relação ao grupo que consumiu o branco.

Apesar de pequena a pesquisa, a informação reforça os benefícios do chocolate em uma dieta equilibrada. Rishikesh Kankesh Patel, um dos responsáveis pela publicação, acredita que essa é uma daquelas trocas que você pode fazer no seu dia a dia. No lugar do cookie, pode incluir pequenos pedacinhos da delíca – sem culpa.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s