Dieta do abacate elimina 4 quilos em 2 semanas

Por Eliane Contreras | Fotos Thinkstock

Não se preocupe com caloria! Aqui, a regra principal é comer abacate três vezes por dia. E a outra é combinar proteína, carboidrato e gordura boa desde o café da manhã até o jantar. Escolha as opções do cardápio como preferir – o importante é fazer seis refeições, com um lanche no meio da manhã e dois à tarde, mais o abacate antes de dormir.

Sozinho, o abacate não resolve. É importante você combinar porções de carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições e deixar doce e refrigerante de lado. Deve priorizar massas e pães integrais, carnes magras, além de outras gorduras boas (azeite de oliva, amêndoa e azeitona). Isso tudo garante o sucesso da dieta e, depois, evita que você volte a engordar.

{Todos os dias antes de dormir: 3 colheres de sopa de abacate puro}

Dia 1

Café da manhã:
2 col. (sopa) de abacate batido com 1 col. (sopa) de aveia, 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein) e 1 copo (150 ml) de leite desnatado

Lanche: 1 fatia de melão + 2 fatias de presunto magro + 3 amêndoas

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral com 1 concha pequena de feijão + 1 filé médio (90 g) de alcatra grelhado + 1 prato (sobremesa) de alface e agrião com 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar: 1 pão francês sem miolo com 3 fatias de rosbife + 1 prato (sobremesa) de rúcula com 2 col. (chá) de azeite e sal

Dia 2

Café da manhã
: 2 fatias de pão de fôrma light com 2 fatias de peito de peru e 2 col. (sopa) de abacate amassado com 1 col. (sopa) de queijo cottage

Lanche: 1 pão sírio pequeno com 1 col. (chá) de cream cheese light e 3 fatias de peito de peru light

Almoço: 1 filé grande (150 g) de salmão grelhado + 1 pão sírio médio torrado + ½ xíc. (chá) de guacamole (2 col./sopa de abacate amassado e misturado com cubos de tomate, cebola picada, sal e 1 col./sopa de azeite) + 1 gelatina diet

Jantar: 1 prato (fundo) de sopa feita com 1 cenoura, 1 mandioquinha, ½ batata, cebola, sal e 60 g de carne magra em cubos. Acrescente 2 col. (chá) de azeite no final do preparo

Dia 3

Café da manhã:
1/4 de papaia com 2 col. (sopa) de abacate + 2 torradas light com 1 ovo mexido e 2 fatias de peito de peru

Lanche: 1/4 de papaia batido com 1 copo (200 ml) de água e 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein) + 3 amêndoas

Almoço: 1 xíc. (chá) de espaguete (integral, de preferência) com 1 pires de brócolis no vapor, 3 col. (chá) de azeite e alho a gosto + 1 peito de frango (90 g) grelhado + 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar: Canelone especial (4 fatias de peito de peru recheadas com ricota amassada e 2 col./chá de azeite) coberta com 1 col. (sopa) de molho de tomate

Dia 4

Café da manhã:
Vitamina: 2 col. (sopa) de abacate batido com 1 copo (150 ml) de água, 1/4 de papaia, 1 ameixa fresca e 1/2 fatia de abacaxi

Lanche: 1 iogurte light + 3 amêndoas

Almoço: 2 panquecas médias com 5 col. (sopa) de carne magra moída e 1 col. (sopa) de molho de tomate e 1 col. (sobremesa) de queijo light ralado + 1 prato (sobremesa) de alface com 1 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar: ½ pão de hambúrguer com 1 hambúrguer de frango grelhado, 2 col. (chá) de azeite, 1 col. (chá) de mostarda e ½ col. (sobremesa) de ketchup

Dia 5

Café da manhã:
1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e adoçante + 1 pão francês sem miolo com 2 fatias de presunto magro, 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche: 1 pão de queijo médio com 2 fatias de peito de peru light e 1 col. (chá) de azeite

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 omelete com 2 ovos inteiros e 1 fatia grossa de queijo branco e sal + 1 prato (sobremesa) de alface e ½ tomate com 3 col. (chá) de azeite + 1 rodela média de abacate com adoçante

Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface, 3 tomates-cereja, 2 col. (sopa) de atum light, 1 ovo cozido, 3 azeitonas, 2 col. (chá) de azeite e 1 fatia de pão francês

Dia 6

Café da manhã:
2 col. (sopa) de abacate com adoçante + 2 fatias de pão integral light com 2 ovos mexidos + 1 maçã pequena + 1 xíc. (chá) de chá de ervas

Lanche: 1 barra de proteína pequena ou ½ barra grande

Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção (150 g) de carne assada + 1 pires de legumes (cenoura, ervilha, beterraba) no vapor com 3 col. (chá) de azeite + 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar: 1 batata média assada e recheada com 3 col. (sopa) de frango desfiado e 2 col. (chá) de requeijão light

Dia 7

Café da manhã:
1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e 1/4 de papaia + 1 torrada light com 1 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche: 1 fatia de abacaxi + 2 fatias de presunto magron + 1 castanha-do-pará

Almoço: ½ pão sírio grande com 5 fatias de rosbife (ou 6 fatias de peito de peru) + 1 prato (sobremesa) de rúcula, 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 2 azeitonas verdes, 1 col. (chá) de azeite e sal

Jantar: 2 fatias de pizza (massa fina) de atum light regadas com 2 col. (chá) de azeite


Benefícios do abacate

O abacate ajuda você não só a enxugar as gordurinhas mas também traz benefícios para:

A pele
As substâncias antioxidantes (vitaminas A e E) e anti-inflamatórias (betassitosterol) presentes na fruta inibem a inflamação das células. “Com isso, o abacate ajuda a combater acne, ruga e celulite”, afirma a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba.

O cabelo
A gordura melhora a textura do fio. “Meu cabelo ficou mais macio e brilhante depois que comecei a dieta”, comemora Sheylla.

O coração
O betassitoesterol, em parceria com outra substância da fruta, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom, segundo estudo do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos. Ou seja, o abacate ajuda a emagrecer ao mesmo tempo que deixa você mais bonita e saudável.


Elas experimentaram

 

- GALERIA -
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  • Marcela Seia
    Altura:1,68 metro
    Antes
    Peso: 62,7 kg | Gordura total: 31,2% | Musculatura total: 40,9 kg | Manequim: 42
    Depois
    Peso: 58,2 kg | Gordura total: 30% | Musculatura total: 38,7 kg | Manequim: 40 | Emagreceu: 4,5 kg
    No começo, senti falta do doce e do pão com manteiga. Mas minha mãe me ajudou a levar a dieta à risca. Todos os dias, ela preparava os lanchinhos e o abacate picado para eu levar para o trabalho e a faculdade. A gordura da fruta me enjoou um pouco. Mas não desisti. Na segunda semana, tive tontura - acho que foi falta de açúcar. A barrinha de proteína - geralmente coberta com chocolate - resolveu o problema. Essa opção de lanche também me salvou nas horas que sentia vontade de comer chocolate. O bom é que não passei fome e, assim, cheguei ao final da segunda semana sem sair da linha. Comi tudo certinho até no feriado da Páscoa - viajei com meu namorado e ele me ajudou a descobrir lugares que tivessem opções de comida para mim. Não foi difícil. Dá para encontrar quase tudo num restaurante por quilo. Essa é outra vantagem da dieta, que pretendo continuar para emagrecer mais um pouco.
  • Marcela antes de fazer a dieta do abacate.
  • Sheylla Nunes
    Altura: 1,70 metro
    Antes
    Peso: 68,2 kg | Gordura total: 36,7% | Musculatura total: 41 kg | Manequim: 40
    Depois
    Peso: 64 kg | Gordura total: 32,9% | Musculatura total: 41 kg | Manequim: 38 | Emagreceu: 4,2 kg
    A primeira colherada de abacate puro, confesso, achei ruim. Mas logo me acostumei. Assim, foi fácil comer tudo como o combinado. Criei até o hábito de tomar café da manhã. No segundo dia, já acordei com uma energia incrível, muito bem disposta para malhar - antes do trabalho, vou para a academia. Outra vitória: aprendi a comer verdura. A dica? Enrolar frango ou peito de peru com alface. Meu intestino melhorou muito. A barriga e os pneuzinhos foram ficando cada vez mais sequinhos. Minha turma de zouk - dança que mistura salsa e lambada - também notou. Foi um sucesso! Fiquei tão empolgada que, no lugar de ovo de chocolate (pois é, a segunda etapa da dieta caiu na semana da Páscoa!), pedi de presente para a minha mãe um macacão justinho e decotado nas costas. Ficou lindo! Estou feliz e vou fazer a dieta até chegar aos 60 quilos
  • Sheylla antes de apostar na dieta do abacate.
  • Cinthia Moreira
    Altura: 1,74 metro
    Antes
    Peso: 81 kg | Gordura total: 34,7% | Musculatura total: 50,3 kg| Manequim: 44
    Depois
    Peso: 78 kg | Gordura total: 34% | Musculatura total: 50 kg | Manequim: 42 | Emagreceu: 3 kg
    Fiquei com medo de engordar, de verdade! Por causa do abacate e da quantidade de comida - parecia bem mais do que estava acostumada. Comer pão ou pizza à noite, então, achava que era proibido. Mas quando entendi que a gordura do abacate é capaz de equilibrar os hormônios, o que favorece o emagrecimento, fiquei mais confiante. Passei a fazer todas as refeições do cardápio, inclusive os dois lanchinhos entre o almoço e o jantar - eles seguram bem a fome, evitando que a gente exagere no jantar. Enfim, emagreci sem fazer sacrifício! Tá certo que abacate puro não é uma delícia. Mas também não é horrível. O resultado poderia ter sido melhor se eu tivesse malhado desde o começo. Teria perdido mais gordura e conquistado mais músculo. Mas já me matriculei na academia. Pelo menos três vezes por semana, vou acordar mais cedo e fazer exercícios. E, como pretendo enxugar mais alguns quilinhos, vou manter as seis refeições, sempre com carboidrato, proteína e gordura. Sem esquecer o abacate!
  • Cinthia antes de experimentar a dieta do abacate.

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