Que delícia exterminar os quilinhos a mais tomando caldos nutritivos e suculentos! Já que a sopa é um dos mais apreciados pratos da nossa culinária, aproveite, porque a dieta sugerida pela BOA FORMA e elaborada por Vanderlí Marchiori, diretora da Associação Paulista de Nutrição, tem variações sob medida para o seu plano de emagrecimento.
• Se você precisa perder 2 quilos a jato, pode fazer a dieta de dois dias, em que só entra a sopa nas principais refeições.
• Quem trabalha fora toma sopa no jantar e almoça sanduíche, em vez de correr para o restaurante por quilo. As sugestões da nutricionista para levar de casa são balanceadas e com valor calórico mais baixo do que as ofertas convencionais das lanchonetes. Você perde 3 quilos em 15 dias.
• Por fim, se você costuma almoçar em casa, nada melhor do que a dobradinha clássica — comida de todo dia no almoço e uma boa sopinha à noite. A promessa também é enxugar 6 quilos por mês.
Você não precisa obrigatoriamente tomar as sopas na ordem em que aparecem nos cardápios. Alterne à vontade.
O inverno combina com... comida. Não é à toa que o apetite aumenta nos dias frios. O organismo gasta mais energia para manter a temperatura interna ideal, em torno de 36 graus. Abaixo disso, dispara uma espécie de alarme que vai direto para o cérebro, como um aviso: atenção, o combustível está acabando. É preciso compensar esse descontrole térmico. E o papel das calorias é justamente esse — repor a energia perdida.
“A sopa ajuda a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome”, explica Vanderlí Marchiori. Feita, em geral, à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, substitui à altura frutas e saladas, boas fontes dos mesmos nutrientes, porém pouco consumidas no inverno. Há até um estudo comprovando que quem toma sopa todos os dias ingere menos calorias do que aqueles que preferem outro tipo de alimento, sem qualquer prejuízo nutricional. Pensando em facilitar a sua vida, sugerimos três receitas simples e idéias para enriquecer as sopinhas instantâneas, à venda nos supermercados. As sopas mais nutritivas são as que levam carne ou frango e legumes. Evite aquelas com creme de leite, bacon ou engrossadas com farinha.
-2 Kg em 2 dias
O prato entra no almoço e no jantar. As receitas são variadas para não tornar o cardápio monótono
-3 Kg em 15 dias
Opção ideal para quem não almoça em casa
-6 Kg em 1 mês
Esta versão é ideal para quem almoça em casa ou no quilo
Dieta dos chás Menos 10 quilos em 30 dias com a poderosa dieta dos chás
Dieta seca-barriga O cardápio de dois dias da dieta seca-barriga vai ajudar você a perder aquelas gordurinhas
10 maneiras fáceis de fechar a boca Confira as sugestões naturais para driblar a gula