1ª corredora da Maratona de Boston repete prova 50 anos depois

Primeira mulher a completar o trajeto disputou em abril, cinco décadas depois, a mesma prova prova

Kathrine Switzer, de 70 anos, ficou famosa ao correr uma maratona. Ela foi a primeira mulher a conseguir se inscrever e participar da Maratona de Boston, em 1967, quando a prova permitia apenas a participação masculina. Um ano antes, a corredora Roberta Bobbi Gibb havia se infiltrado na multidão e participado disfarçada com um moletom com capuz. Estudante de jornalismo, Kathrine não queria correr escondida. Pagou os três dólares e inscreveu-se com suas iniciais, mas não deixou de usar seu batom.

Leia mais: Empresária completou sua primeira maratona seguindo estes passos

Então com 20 anos, ela acabou tornando-se símbolo da luta pela igualdade das mulheres no esporte de maneira quase involuntária. Enquanto corria, usando o número de peito 261, foi atacada pelo diretor da maratona, Jock Semple, aos gritos de “saia da minha corrida, devolva o número de inscrição”.

Nas fotos que foram feitas do momento, é possível ver um homem de terno escuro com um olhar raivoso tentando agarrar Kathrine, enquanto dois maratonistas – seu treinador e namorado – seguram o perseguidor. Kathrine conseguiu escapar e terminou a corrida em 4 horas e 20 minutos. Apesar de ter cruzado a linha de chegada, ela foi desqualificada e expulsa da União de Atletas Amadores.

Leia também: A preparação ideal para correr uma meia maratona

Mas esses 42 quilômetros haviam sido apenas os primeiros passos na trajetória de Kathrine. Depois dessa prova, ela concluiu outras 40, venceu uma (de Nova York) e advogou pela inclusão da maratona para mulheres nos Jogos Olímpicos, em 1984. “Sou muito grata a esse homem raivoso porque ele não mudou apenas a minha vida, mas também a de milhões de mulheres porque, sem querer, chamou atenção para a nossa situação”, disse Kathrine em entrevista ao El País. E, no final, ela e Jock acabaram ficando amigos.

No dia 17 de abril de 2017, 50 anos depois da primeira maratona, foi a vez de voltar para Boston. A 40ª prova dela, agora aos 70 anos, foi a 121ª Maratona de Boston, completada, dessa vez, em 4 horas e 44 minutos. O número de peito foi, novamente, o 261 agora “aposentado” da corrida em homenagem a Kathrine. Justíssimo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Grande exemplo! Para quem deseja obter resultados incríveis, indico um Guia prático para queimar gorduras. São 47 Dicas de Treino, de Dieta e de Suplementos, e o melhor…é de Graça! Vale a pena conferir. Acesse o link: http://bit.ly/2tb0ebpformula47

    Curtir