3 ideias (infalíveis!) para fazer um detox na mente

Para ter uma vida mais leve, tire pelo menos cinco minutos do dia para cuidar de si mesma e colocar essas atitudes em prática

Trânsito, reunião, academia, supermercado… No dia a dia, dificilmente sobra um tempinho para você relaxar. Mas não espere para se cuidar apenas quando seu corpo e sua mente começam a dar sinais de cansaço. O ideal seria, duas ou três vezes por ano, seguir um programa completo de desintoxicação (quanto menos toxinas acumuladas no organismo, melhor o raciocínio, sabia?). Mas, na vida real, já ajuda colocar em prática algumas técnicas terapêuticas para você se fortalecer contra o stress mental e manter a disposição.

1. Leia
Se dedicar à leitura é uma forma de você se desligar dos problemas. Dependendo do tema, dá para ir ainda mais fundo nos cuidados com o corpo e a mente. Vivendo Perigosamente – A Aventura de Ser Quem Você É, livro do Osho, ressalta a importância de sair do automático. Agir de maneira consciente, segundo o autor, evita os hábitos negativos ou desnecessários – aqueles que muitas vezes você realiza sem perceber, mas que acabam roubando sua energia.

Veja também:  6 maneiras de usar as mãos para relaxar a mente

2. Relaxe
Rapidez no banho deve ser uma preocupação de todas nós. Mas, de vez em quando, estenda o tempo embaixo do chuveiro em cinco minutinhos. Massageie o corpo com uma bucha vegetal e um óleo essencial de eucalipto. “O aroma dessa planta melhora a respiração e ajuda a eliminar os pensamentos ruins”, diz a naturóloga e massoterapeuta Mariana Vitte Nardi, do W Spa, no Rio de Janeiro. Pressione a ponta dos dedos nas áreas rígidas – aquelas que você costuma contrair nos momentos de tensão – e faça movimentos circulares até dissolver os nódulos doloridos.

3. Medite
Sente-se num canto tranquilo da casa (na posição de lótus ou como for mais confortável), feche os olhos e imagine um rio à sua frente. Respire devagar e evite brigar com seus pensamentos. Em vez de tentar impedir que preencham sua mente, deixe eles virem e irem embora com o fluxo da água. “É uma prática que alivia a tensão, clareia a mente e traz uma incrível sensação de leveza”, diz a professora de ioga Nanda Pryia, cofundadora do Centro My Yoga, em São Paulo. Repita a prática por cerca de 20 minutos, logo pela manhã ou à noite, antes de dormir.

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