4 dicas para começar o dia com menos ansiedade

Evite estas atitudes para ter um dia mais calmo e produtivo

Cuidado com este círculo vicioso: você passa o dia tão ansiosa que, quando desperta na manhã seguinte, seu corpo já está preparado para se sentir da mesma maneira, mesmo que não haja problemas à vista. “Muitas pessoas já acordam ansiosas, agitadas, pensando em mil e uma coisas. Isso pode ocasionar um grande stress durante o resto do dia”, explica Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio, em São Paulo (SP).

Para quebrar esse padrão de hábito mental, selecionamos algumas atitudes para você evitar logo pela manhã. Assim, você inicia o dia mais calma e preparada para focar no presente em vez de desperdiçar o dia sofrendo por antecipação.

1. Olhar o celular ao acordar

Pelo menos não até você estar pronta para sair de casa. Acordar conectada, em especial ao trabalho, faz com que o dia já inicie com notícias, muitas vezes, inesperadas e até desagradáveis. “Esse choque gera uma descarga de adrenalina intensa no organismo logo pela manhã. Com ela lá no alto, o corpo inicia um ciclo ansioso que fica difícil cessar”, explica Fernanda Ramallo, psiquiatra do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ).

2. Ter um despertador barulhento

Acordar com um susto pode comprometer seu bem-estar. “Despertar com um barulho estrondoso desencadeia um stress que pode perdurar por todo o dia”, conta a especialista. Se você é daquelas que só acorda com o celular gritando, tente dormir com a cortina aberta para que a luz do dia entre no quarto e auxilie o despertar natural. E já que estamos falando de despertadores, aposente o botão da soneca, pois ele deixa o corpo mais e mais estressado toda vez que volta a tocar.

Leia mais: Preocupar-se demais com a saúde aumenta a chance de adoecer

3. Pular o café da manhã

Sair de casa sem desjejum deixa seu aporte energético já em déficit antes mesmo do dia começar. Aí, sem energia para executar suas tarefas, o corpo entra num modo mais lento para realizar todas as nossas ações. Ou seja, ficamos menos produtivas. “E não conseguir entregar um relatório a tempo ou sentir-se sonolenta e sem energia para executar seus deveres do dia são o combustível perfeito para as crises ansiosas”, conta Fernanda.

4. Pagar contas pela manhã

Evite tratar de problemas financeiros após acordar. Aliás, vá na direção oposta: busque fazer algo que lhe dê prazer, como se exercitar, por exemplo. É de manhã que o humor para o resto do dia vai se definir, portanto, transfira as pendências financeiras para um pouco mais tarde. “Deixe o corpo despertar naturalmente e progressivamente até você se sentir apta a lidar com o stress do dia de forma menos prejudicial à mente e com a ansiedade sob controle”, recomenda Fernanda.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s