4 maneiras simples de lidar com a ansiedade

Fazer exercícios e se afastar das redes sociais são algumas das medidas para aliviar esse estado emocional

É inevitável: em algum momento da vida, todas nós vamos sofrer com a ansiedade. E nem sempre isso é ruim. Muitas vezes, esse estado emocional pode ser de grande ajuda para nos preparar para um grande desafio – pessoal ou profissional. O problema é quando a coisa sai do controle, a ponto de causar sintomas preocupantes, como coração acelerado, falta de ar, má digestão, alteração dos hábitos intestinais, dores de cabeça e dificuldade para dormir.

“Durante as crises, os remédios podem apagar o incêndio, mas somente a mudança do estilo de vida modifica profundamente a resposta de ansiedade”, explica o psicólogo Armando Ribeiro, professor do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Se você sente que a ansiedade está afetando a sua rotina além da conta, confira a seguir algumas dicas para evitar que essa sensação atrapalhe a dieta, o sono e até o trabalho

Leia também: 8 maneiras (simples) de diminuir a ansiedade no trabalho

1. Fazer exercícios regularmente

A atividade física pode ser considerada um remédio eficaz e seguro para o alívio dos sintomas da ansiedade, de acordo com Armando Ribeiro. Movimentar-se um pouco todos os dias ajuda a dar um up o humor, a melhorar o sono, a aliviar o stress e ainda a aumentar autoestima. No entanto, é preciso escolher bem a modalidade para os períodos de crise. “As muito intensas, como o crossfit, podem agravar inicialmente os sintomas de ansiedade”, explica o professor. Caminhada, corrida, natação e musculação são mais adequadas para esses momentos, mas é importante que você perceba como a sua cabeça e o seu corpo reagem em cada atividade.

2. Meditar

Não estamos falando para você ficar em posição de lótus (sentada, com as pernas cruzadas) e em um longo período de silêncio todos os dias. O mindfulness também é uma prática meditativa, só que mais coerente com uma rotina dinâmica. O intuito é treinar a atenção plena ao que você está fazendo no momento, que pode ser escovar os dentes, cozinhar ou passear com o cachorro. É um método que combate a ação em piloto automático, quando agimos com a cabeça dispersa, geralmente remoendo preocupações e angústias.

3. Usar menos as redes sociais

Não é para ficar completamente off-line, mas evitar abrir o celular o tempo todo para ver se alguém curtiu seu post no Facebook ou no Instagram. “O uso excessivo das redes sociais pode aumentar os sintomas de ansiedade, depressão, baixa autoestima e excesso de comparação social”, alerta Ribeiro. Se você trabalha o dia todo em frente ao computador, por que não considera deletar os aplicativos das redes do seu celular? Ou então, configure o aparelho para não receber notificações. Assim, você será menos tentada a entrar no Face, no Insta e no Snap toda hora.

E mais: Celular, e-mails… Saiba como se desconectar nas horas vagas e relaxe o corpo e a mente

4. Tomar menos café

A cafeína tem muitos pontos positivos. Segundo estudos da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, a substância é boa para o coração, ajuda a prevenir o mal de Alzheimer e combate o diabetes, ao reduzir o nível de açúcar no sangue. Mesmo assim, a principal substância do café ainda é um estimulante e, por isso, deve ser evitada nos dias de maior apreensão. E não vale substituir a bebida por refrigerante, chá preto ou chocolate, que também contêm cafeína. Prefira o chá-verde ou um belo smoothie de frutas e alfarroba.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Opa! Você sofre com ANSIEDADE?
    Então olha isso e assiste esse vídeo até o final para Acabar com isso, e depois deixa um comentário, combinado?
    http://experimenteapaz.com.br/ansiedade/
    #experimenteapaz

    Curtir