A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar

Pesquisa analisou as reações físicas de quem passa um tempo ouvindo a natureza tem a dizer

Pode ser a chuva batendo na janela ou o vento balançando as folhas da árvore. Não dá pra negar que é uma delícia quando ouvimos qualquer um dos dois – e outros sons da natureza também, como o da água correndo no rio, por exemplo. Agora a ciência acabou de comprovar o que já desconfiávamos há séculos: esses estímulos sonoros são, de fato, relaxantes e renovadores.

Um estudo publicado no periódico britânico Scientific Reports monitorou a atividade no cérebro, batimentos cardíacos e experiências comportamentais de 17 adultos e descobriu que a exposição a esses tipos de som altera certas conexões da massa cinzenta, reduzindo nosso stress e o instinto que o corpo tem de acionar o modo ‘luta ou fuga’ — resposta do sistema nervoso simpático perante uma situação encarada como ameaça.

Leia mais: Diminua a ansiedade e o stress com este bolo de fubá terapêutico

Cada participante ouviu duas faixas: uma com sons da natureza e outra com sons de ambientes criados ou compostos por pessoas. Durante cada uma delas, os voluntários realizaram tarefas que exigiam atenção e reflexo enquanto seus sistemas de envolvimento involuntário eram analisados, como respiração, pressão sanguínea, temperatura corporal, metabolismo e digestão. O resultado mostrou, então, que sons naturais estavam diretamente relacionados a sensações de calma e relaxamento enquanto os artificiais despertavam preocupação e ansiedade.

Leia mais: O dia está ruim? Como se tornar uma mulher good vibes hoje mesmo

Os estudiosos envolvidos na pesquisa afirmam que os benefícios da descoberta podem ser sentidos em apenas cinco minutos de exposição, especialmente se você está em um dia ruim e precisa desestressar. Então tente dar um pulinho no parque durante seus intervalos ou até mesmo no fim de semana caso tenha tido alguns dias intensos no trabalho. Não consegue se deslocar Você pode encontrar esse tipo de faixa online ou ouvi-la em programas de streaming. Não vai ser exatamente a mesma coisa, mas já ajuda!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s