Continua após publicidade

Medo de avião? 3 táticas para aplicar antes e durante o voo

Sentir aquele friozinho na barriga é normal, mas ficar em pânico quando a aeronave decola pode ser fobia

Por Eliane Contreras e Marina Campos
Atualizado em 17 fev 2020, 15h12 - Publicado em 22 jul 2017, 09h16

Para muita gente, julho é o mês oficial das sonhadas férias. Mas algumas pessoas deixam de viajar a passeio – e até perdem oportunidades profissionais ou a chance de viver novas experiências – por medo de voar. Sentir aquele friozinho na barriga é normal. Agora, se você fica em pânico quando a aeronave decola, talvez sofra de fobia.

Veja também: Ioga altera a forma como os genes reagem ao stress, aponta estudo

A psicóloga Gislene Isquierdo, de Londrina (PR), sugere estratégias para ajudar você a vencer o pavor de avião e embarcar mais tranquila para o próximo destino.

1. Mude o foco

Arrume as malas e, em vez de pensar no tempo que vai permanecer dentro da aeronave, concentre-se no que vem depois: paisagens e culturas inusitadas, passeios e fotos incríveis.

2. Acredite em você

Lembre-se da última vez em
que enfrentou seus medos e foi bem-sucedida: pedir um aumento para o chefe, completar seus primeiros 10K… Nessas situações, você foi ousada, determinada e competente. Quando chegar a hora da próxima decolagem, tenha em mente essas características e diga para si mesma: eu consigo.

Continua após a publicidade

Veja também: 4 maneiras simples de lidar com a ansiedade

3. Aperte o play

No dia da viagem, se possível, faça um treino mais intenso para estimular a produção de endorfina (sempre bem-vinda em momentos
 de tensão). Alongar-se bem tem um efeito parecido. Já no avião, ouvir sua música favorita também funciona, pois estimula a liberação de dopamina, outro neurotransmissor do bem-estar.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Publicidade