Ser generoso aumenta nosso nível de felicidade, diz estudo

Basta pensar em fazer o bem para perceber os efeitos positivos

Não é segredo nenhum que ajudar os outros nos enche de um senso de realização pessoal. Mas você sabia que só pensar em fazer o bem já é suficiente para causar o mesmo efeito? É o que diz um estudo publicado no periódico americano Nature Communications depois de acompanhar 50 pessoas por algumas semanas.

Leia mais: Generosidade e compaixão ajudam a viver melhor

Todos os participantes foram informados de que receberiam uma certa quantidade de dinheiro para gastar, mas, antes de poderem sair por aí torrando as verdinhas, os pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, pediram que pensassem em algum amigo que gostariam de presentear e quanto gastariam com o mimo.

Então, todos eles foram submetidos a ressonâncias magnéticas para mensurar como esse tipo de pensamento afeta a atividade do cérebro em regiões associadas ao comportamento social, a generosidade, a felicidade e a tomada de decisão.

A conclusão é que manter em mente que queremos fazer algo pelo próximo aumenta a interação entre as partes cerebrais responsáveis pelo altruísmo e pela felicidade, o que acaba resultando em um boost daquela ótima sensação de bem-estar.

Leia mais: Quer melhorar seu humor? Coma estes alimentos e seja mais feliz

Outra boa notícia é que os pesquisadores descobriram que o efeito de felicidade era o mesmo independentemente de quanto os participantes estavam planejando gastar com os amigos. Muito ou pouco, o que importa é ser generoso!

Então, já que o segredo é pensar no bem do próximo, por que não tirar a variável do dinheiro de cena e ajudar as pessoas com quem você se importa com as tarefas do dia a dia? Afinal, nem toda boa ação precisa estar relacionada à nossa conta bancária, não é mesmo? Assim você faz quem você ama mais feliz e, de quebra, aproveita um pouquinho da mesma onda.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s