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O cardápio de Isis Valverde

Veja o cardápio que ajuda a atriz a manter a forma

Por Roseane dos Santos
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Isis Valverde Foto Marcelo Correa Isis Valverde: corpão em dia

Quando criança, Isis tinha fama de “enjoada para comer”. Desde pequena, não gostava de carne vermelha. “A minha mãe chegava a bater no liquidificador e misturar com outras coisas, mas nem assim eu engolia”, lembra. Quando foi morar sozinha, aboliu de vez todo tipo de carne. “Achava que era suficiente comer proteína em outros alimentos, como o queijo, mas fiquei com anemia, meu cabelo começou a cair e resolvi procurar uma nutricionista”, confessa.

Foi aí que conheceu Viviah Andrade, da Clínica Bio Bella, no Rio de Janeiro. E passou a usar os alimentos para garantir saúde, energia e, claro, boa forma. Justamente por isso, o cardápio da atriz é um mix de reeducação alimentar, dieta da pirâmide (que classifica os alimentos em energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras), cálculo personalizado de calorias (consumo planejado de acordo com o gasto de energia) e dieta do grupo sanguíneo (baseada na teoria de que o tipo sanguíneo determina funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos estimulam a perda ou o aumento de peso). “Considerei também o estilo de vida da Isis, que gosta de alimentos frescos”, fala Viviah.

Isis costuma dizer que só come o que a terra dá. Isso significa deixar de fora industrializados, corantes, refrigerante e açúcar. Ela também evita tudo o que leva farinha branca, como pão, bolo, biscoito. Desde que começou o trabalho com Viviah, voltou a comer peixe.

“Precisava de mais proteína e escolhi peixe porque tem ômega 3, ótimo para a memória.” Outro hábito incorporado é se alimentar a cada três horas (veja os benefícios dessa prática em reportagem nesta edição). “Meus lanches preferidos são castanhas, nozes e banana passa. Também inventei umas misturas diferentes, como tâmaras com requeijão e queijo com mel.” Isis não come arroz, pão ou massa no jantar (nem integrais!). Diz que esse tipo de carboidrato faz com que se sinta muito “cheia” à noite.

Parece que ela veio de outro planeta? Pois não é que, apesar desse lado natureba, a atriz a-do-ra fritura, principalmente batata e isca de peixe, e ama Toddynho. Para não abrir mão desses prazeres e manter cada curva em seu lugar, a nutricionista instituiu o DIA DO LIXO, em que se pode comer de tudo e pecar à vontade, e o DIA DO PRESENTE, onde dá para enfiar o pé na jaca em uma refeição.

O cardápio



Para conquistar as formas desejadas, Isis Valverde aliou a malhação com uma alimentação saudável e equilibrada. Confira o cardápio de um dia da atriz e inspire-se!

• Café-da-manhã: 1 copo de shake de linhaça (veja receita).
• Almoço: 2 col. (sopa) de carboidrato (arroz integral, batata, purê de aipim), 3 tipos de legumes, salada verde à vontade e uma porção de proteína (peixe grelhado, queijo de cabra ou clara de ovo).
• Jantar: salada verde e uma porção de proteína.

 

 

Fotos Marcelo Correa

 
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