Como realmente é a rotina de um primeiro-bailarino (pilates está no pacote!)

Aos 34 anos – e 15 de profissão - Thiago Soares, bailarino do Royal Ballet de Londres, mostrou como é um dia de ensaios

A descoberta feita por um acaso se transformou na grande paixão de sua vida. Thiago tinha apenas 15 anos quando começou a fazer balé clássico, no Centro de Dança Rio. Até então, o jovem carioca só conhecia o jazz de rua, grupo de dança do qual ele e o irmão faziam parte. Não demorou muito até que o seu potencial fosse notado pelo professor Hugo Alexandre – incentivador da sua arte e figura importante na carreira do bailarino. Apesar da escolha, ele garante que nunca sofreu preconceito. A preocupação, na verdade, era por parte da família. “Meu pai ficava com medo de eu não conseguir pagar a minha aposentadoria ou não poder viver da arte. Era quase uma batalha para provar para eles que um bailarino pode ter sucesso”, conta.

A certeza sobre a profissão, porém, só veio quando Thiago ganhou a sua primeira medalha internacional, no Concurso Internacional de Dança de Paris. “Nesse momento eu percebi que realmente tinha talento. Uma coisa é o seu professor ou um grupo de amigos dizerem que você é bom. Ganhar aquela competição foi a prova de que eu poderia seguir carreira”, revela. Depois dos resultados positivos, ele foi convidado para atuar no balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2001, foi representar o Brasil em uma competição do Bolshoi – concurso que mudou sua vida. “Ganhei a primeira medalha de ouro brasileira. Eu não era favorito, mas fui o grande vencedor. Foi uma dupla vitória, muito emocionante. Aí, as propostas grandes começaram a surgir”, explica.

Hoje, aos 34 anos, ele ocupa o cargo de bailarino-principal do Royal Ballet de Londres, comemorou 15 anos de carreira no ano passado e se prepara para lançar o seu primeiro documentário em parceria com a HBO. “Eu vivo uma profissão que costuma ter uma carreira curta. Porém, com alimentação e cuidados a gente consegue se manter por mais tempo. Eu estou feliz e em ótima forma. No auge da minha experiência e maturidade profissional”, diz. 

E não pense que tanta prática é sinônimo de relaxamento ou acomodação. Ao contrário, a rotina de Thiago começa cedo e o treino acontece quatro vezes por semana. Mas, os exercícios são divididos de acordo com as necessidades do corpo do atleta ou da peça em cartaz. Geralmente, são 2 horas de ensaio + 1h20 de aula de balé + 45 minutos de pilates + 1 hora de musculação + 25 minutos elástico e alongamento.

Sobre os cuidados com a alimentação, Thiago se diz um privilegiado: “Nunca tive problema com ganho de peso. Eu controlo o meu cardápio para me manter bem, mas a minha dieta diária é bem básica. E, sim, me permito algumas indulgências. Duas vezes na semana bebo um drink, por exemplo. Acredito no treino sério, mas gosto de me sentir bem e relaxado. Não sou um atleta 28 horas por dia”.

Cardápio de um dia

Café da manhã: uma porção de ovos com bacon + suco de laranja com açúcar.
Lanche da manhã: um porção de nozes + iogurte.
Almoço: macarrão com cogumelos + 1 filé de carne magra.
Lanche da tarde: 1 banana (gosto da fruta, mas ela também ajuda a evitar caibras) ou uma porção de uva-passa ou 1 paçoca brasileira.
Jantar: 1 filé de peixe (ou carne magra) com salada.

Confira como foi o dia em que Thiago Soares assumiu o Instagram da BOA FORMA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s