Continua após publicidade

Corrida: não deixe que lesões prejudiquem todo seu progresso

Quem ajuda você em caso de ficar parada por um tempo é o psicoterapeuta colunista de BOA FORMA

Por Marco Antonio de Tommaso
Atualizado em 7 Maio 2017, 16h40 - Publicado em 7 Maio 2017, 16h38

“Sou publicitária e meu hobby é correr, mas o excesso de treinos provocou uma lesão na minha lombar. O médico indicou repouso e analgésicos, mas retomei a planilha em seguida. Resultado: fiquei travada e os exames revelaram uma hérnia de disco. Fui obrigada a suspender os exercícios por tempo indeterminado. Triste e com 6 quilos a mais em poucas semanas, tentei trotar, mas a dor foi insuportável. O que devo fazer?” Carolina*, 25 anos, 1,70 metro de altura, 78 quilos.

Carolina, praticar uma atividade física com frequência é ótimo, todo mundo sabe. Mas tem limite: em excesso, o exercício sobrecarrega o organismo e prejudica o esqueleto. Você precisou sentir isso na pele para acreditar. Agora só tem uma solução: respeitar rigorosamente as orientações do seu médico e se armar de paciência até a recuperação total.

Leia mais: Conselhos para evitar lesões na corrida

Aproveite esse período para repensar seu comportamento: por que treinar tanto? Será que é para compensar algo de errado no trabalho ou a endorfina produzida na corrida proporciona a alegria que talvez esteja faltando na relação amorosa? Mesmo um profissional com preparo físico absurdo pode se lesionar. Você não precisa se expor tanto.

Continua após a publicidade

Quando estiver liberada para correr ou praticar qualquer outro exercício, faça isso não só com foco em um corpo em forma mas também no seu bem-estar. Até lá, em vez de comer porque está triste, ajuste a dieta. Reduza as porções de acordo com seu gasto calórico atual. E não se esqueça: quanto mais colaborar com as recomendações médicas, mais rápido você vai sair dessa!

Publicidade