Desafio da leitora: crossfit combina com dieta vegetariana?

Vamos acompanhar uma leitora que não come carne, mas quer malhar pesado e ainda perder 10 kg em três meses. Será que ela dá conta?

Carla Bal, 33 anos, é vegetariana desde 2015 por amor aos animais. Mas sua vida não está tão equilibrada assim. Em 2013, ela parou, totalmente, de fazer exercícios. “Preciso de um empurrãozinho. Antigamente corria bastante, mas hoje não consigo completar nem cinco quilômetros. Ganhei 10 quilos desde então”, conta a gaúcha, que tem casamento marcado para outubro deste ano.

Leia mais: Testamos 3 lançamentos de tênis para crossfit. Veja o resultado

Para ajudá-la a recuperar o corpo de antes, BOA FORMA convidou-a para participar projeto Endurance, do Crossfit Mansion, em São Paulo. Com treinos todos os dias e uma dieta reformulada, Carla terá três meses para eliminar os 10 quilos, parar de fumar e voltar a correr. A seguir, quatro dúvidas que a nova crosstiteira teve no primeiro mês do desafio que também podem ajudar você na sua meta.

Cheguei!!! #atitudeboaforma #crossfitmansion

A post shared by Carla Bal (@carlabal) on

1. Preciso comer carne para ganhar massa magra?

Não. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a proteína de origem animal é melhor que a vegetal, ambas funcionam perfeitamente para a reconstrução do músculo. “A proteína da carne tem mas nitrogênio, nutriente que participa da síntese proteica. Só por isso, você precisa consumir uma quantidade maior de proteína vegetal quando comparamos os dois tipos”, explica Thiago Ferreira, especialista em medicina esportiva e consultor do Crossfit Mansion.

Entenda: Cardápio vegetariano para perder gordura e ganhar músculo

2. Mas, então, tenho que comprar suplementos?

Também não. Existem produtos veganos com origem da soja, do arroz ou da ervilha. Porém, a suplementação só entra no cardápio quando recomendada pelo nutricionista. “Comendo feijão, grão-de-bico, lentilha e outros alimentos ricos em proteína, você consegue fornecer ao músculo os aminoácidos necessários para que ele cresça”, diz Thiago, que calcula 0,8 gramas de proteína por quilo de massa magra da pessoa. “Só que não adianta consumir toda essa quantidade em uma única refeição porque o nosso corpo absorve cerca de 23 gramas de proteína por vez”, alerta. Coloque o nutriente no café da manhã, nos lanches intermediários e no jantar.

Fique por dentro: Veganismo: como ganhar músculo e aproveitar melhor os alimentos

3. E dá para aprender a fazer os exercícios mesmo quem for sedentária?

Claro! Mesmo sendo uma atividade bem intensa, o crossfit prioriza a adaptação dos movimentos para que todo mundo consiga fazer e, aos poucos, evoluir. “Em vez de usar uma barra com peso, você pode apenas segurar um cano de PVC. O exercício trará benefícios do mesmo jeito”, diz Luciano Akashi, coach e sócio do Crossfit Mansion. Só não vale ter pressa, ok? Caso contrário, você irá ultrapassar seus limites, o que pode gerar lesões e frustrações.

4. Qual a vantagem do crossfit?

Tá frio e tá vazio. Mas eu cheguei!!! #atitudeboaforma #crossfitmansion

A post shared by Carla Bal (@carlabal) on

Enquanto a corrida trabalha mais o condicionamento cardiovascular e a musculação se limita ao desenvolvimento da força, o crossfit consegue abranger várias capacidades em um único treino. “Os exercícios funcionais que fazemos no boxe melhoram equilíbrio, fôlego, ganho de massa magra, consciência corporal e explosão”, diz Akashi. E, para emagrecer, o segredo está na alta intensidade: com pouco descanso, você é desafiada a fazer o WOD (sigla para workout of the day, “treino do dia”, em português) o mais rápido possível, o que incentiva o metabolismo a continuar acelerado por horas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s