Dieta do zodíaco: as melhores estratégias de acordo com seu signo

Conhecer mais a fundo a sua personalidade pode ajudar muito na luta (incansável) contra os quilos a mais

Quantas e quantas vezes você iniciou uma dieta e ela não passou da primeira semana? Na lista de culpados, aparecem sabotadores bem conhecidos, como o stress no trabalho, a falta de tempo para cozinhar e as tentações que pipocam ao longo do dia! Caso você não identifique nenhum desses inimigos por perto, seu problema pode ser outro: seu signo. Isso mesmo! Explicamos. Quando suas características pessoais vão contra certas regras de nutrição, fica ainda mais difícil levar o regime à risca.

Para ajudar seu processo de mudanças alimentares, apresentamos as melhores dietas para cada signo e, sobretudo, sua personalidade – que é o ponto mais forte para selecionar bons cardápios, sob a orientação de um nutricionista. Veja só!

VIRGEM, ESCORPIÃO E CAPRICÓRNIO

Seu lema: prepare você mesma

As virginianas são cuidadosas e visam perfeição. Já quem é de escorpião vive com paixão e determinação (chega a ser até uma obsessão!). E as capricornianas são tão ambiciosas quanto focadas. Para esses três signos e personalidades damos o nome de organizadas.

Leia mais: Dieta do metabolismo rápido: perca até 10 quilos em 28 dias

Fuja deste cardápio
Não adianta tentar seguir uma dieta sem planejamento. “Portanto, esqueça a história de comer o que tem disponível, não se organizar para se alimentar adequadamente ao longo do dia e, principalmente, não se preparar para os imprevistos. Nesse tipo de alimentação, a pessoa fica longos períodos em jejum ou belisca muito o dia inteiro – geralmente alimentos pobres em nutrientes e fibras”, conta Thaís Barca, nutricionista clínica e esportiva da CliNutri, em São Paulo.

O que é bom para você
Sem dúvida alguma, a melhor dieta é aquela organizada e com rotina. Por isso, o ideal é procurar um nutricionista para fazer um cardápio de acordo com seus horários e quantidades corretas (explicadas por gramas e medidas caseiras). “O ideal, nesse caso, é comprar os alimentos no fim de semana para ter tudo em mãos ao longo dos dias seguintes e usar uma balança de precisão para pesar os alimentos, seguindo rigorosamente as porções”, aponta Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo e especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício, pela Universidade de São Paulo

ÁRIES E LIBRA

Seu lema: variar é o segredo

Arianas são impacientes e vivem com o senso de aventura e entusiasmo aguçados, tanto que, regularmente, acabam tomando decisões rápidas e com confiança. Da mesma forma, as librianas são encantadoras e sociáveis, mas, por outro lado, são facilmente influenciadas. Levando em consideração essas características, podemos dizer que ambas são pessoas da moda.

Fuja deste cardápio
Seguir um plano alimentar de 12 semanas, por exemplo, comendo sempre os mesmos alimentos? Nem pensar! “Mulheres com essa personalidade enjoam fácil desse tipo de dieta, afinal de contas, elas gostam de seguir o que está em alta”, fala Alan.

O que é bom para você
Quem curte novidades, muitas vezes, acaba pulando de dieta em dieta, sem aguardar o tempo necessário para o plano alimentar fazer efeito. Um regime que envolva variedades infinitas vai ajudá-la a atingir seus objetivos antes de perder o interesse. Então, o ideal é seguir um regime dinâmico, com variações de alimentos ao longo dos dias e semanas. “Por exemplo, consuma uma fruta diferente por dia, varie as fibras entre chia, aveia, granola, linhaça, etc; mude os alimentos integrais como arroz integral, macarrão integral, batata-doce cozida, mandioquinha, e assim por diante e selecione as carnes magras entre peixes, aves, bovinas e suínas”, ensina Alan.

Leia mais: Por que você deve incluir estas sementes poderosas no prato

GÊMEOS, SAGITÁRIO E PEIXES

Seu lema: quebrar barreiras

Geminianas são pessoas adaptáveis ​​e versáteis, mas inconsistentes. Já as sagitarianas, que amam a liberdade, fazem isso com um otimismo cego, mas também podem ser inquietas. E as piscianas, que demonstram sinais de compaixão, têm forte tendência a escapar das obrigações. A esses três signos e personalidades damos o nome de rebeldes.

Fuja deste cardápio
Para elas, que têm a rebeldia como característica principal, nada de dieta rígida, com horários extremamente certos e quantidades de alimentos que não podem nunca serem ultrapassadas. “Seguir um plano alimentar assim pode levar as inquietas a uma compulsão alimentar, querendo comer a todo momento. Além de potencializar a ansiedade, o que faz com que a pessoa saia da linha facilmente e coma guloseimas que vão atrapalhar seus resultados”, alerta Alan.

O que é bom para você
Em vez de tentar se comprometer com uma dieta específica, defina regras mais tranquilas, como comer a proteína de sua escolha, mas em porções razoáveis. Não se esqueça de ter consigo os lanches para consumir entre as refeições principais e sempre estar preparada para o inesperado, como um engarrafamento ou uma reunião fora de hora. “Para esses casos, ter uma porção de fruta, cenoura baby, tomate-cereja ou oleaginosas pode contribuir bastante como opção saudável quando a fome apertar”, ensina Thaís.

TOURO E LEÃO

Seu lema: simples e fácil de preparar

Taurinas são confiáveis e persistentes com seu amor e as leoninas, generosas, fiéis e extremamente leais. São as chamadas heroínas do dia a dia. Se você é uma delas, você tende a colocar todas as pessoas que mais ama em primeiro lugar. Por último, lá no fim da fila, encontram-se as suas necessidades.

Fuja deste cardápio
Qualquer dieta que necessite preparar as refeições. Afinal de contas, o tempo que você tem é para resolver problemas de amigos e familiares e, se sobrar, resolver as pendências da sua vida pessoal. Parar algumas horas na cozinha é uma realidade quase utópica.

O que é bom para você
Nesse caso, para melhorar os seus hábitos alimentares o ideal é ter uma refeição fácil de preparar, como um shake. Aí vai uma receita ótima para começar o dia:

Shake Proteíco Matinal

Ingredientes

200 ml de leite de vaca desnatado (ou leite vegetal, como amêndoas, arroz ou coco)

1 xíc. (chá) de frutas vermelhas congeladas

1 scoop de whey protein de baunilha ou neutro

1 col. (sobremesa) de semente de chia

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

De acordo com Thaís Barca, esse tipo de bebida contém proteínas de alto valor biológico, presentes no leite de vaca ou no whey protein, que são importantes para a reestruturação da pele e musculatura esquelética. Além disso, contém gorduras monoinsaturadas e ômega-3 (semente de chia), importantes para o funcionamento correto do intestino e também no combate à inflamação. “Não podemos esquecer dos antioxidantes presentes nas frutas vermelhas e as beta-glucanas encontradas na aveia, importantes para o controle das taxas lipídicas do sangue e a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis”, acrescenta.

Leia mais: 10 shakes poderosos para desinchar, desintoxicar e emagrecer

AQUÁRIO E CÂNCER

Seu lema: de olho nos rótulos dos alimentos

As aquarianas são independentes e intelectuais, mas, muitas vezes, são contrárias ao desapego. Enquanto isso, as cancerianas são perspicazes e proativas, mas emocionalmente temperamentais e ocasionalmente teimosas. Se você faz parte desse grupo e características, a sua personalidade é a de não gostar de ser desafiada.

Mas, muitas vezes, esse traço pode ser algo negativo. Por exemplo: se começar a sentir as calças apertadas, a aquariana e a canceriana são capazes de comprar um número maior em vez de pensar como as mudanças nos hábitos alimentares podem afetar a saúde. Ou seja, é mais fácil esquecer o possível desafio e seguir em frente.

Fuja deste cardápio
Nem tente investir em dietas em curto prazo, como, por exemplo, uma restrição alimentar com o objetivo de entrar no vestido que comprou para ir ao casamento de uma amiga – aliás, ninguém deveria fazer parte desse tipo de cardápio. “Perder muito peso em pouco tempo não é saudável. Isso porque a pessoa estará eliminando massa muscular e, no processo de emagrecimento saudável, o correto é perder gordura e ganhar massa muscular”, conta Alan.

O que é bom para você
Estudar mais sobre como a alimentação saudável pode contribuir e melhorar com a sua saúde. “Logo de início, já é possível perceber benefícios na pele, o cabelo fica mais sedoso (e com oleosidade controlada), a pele tem menos celulite e até a disposição para fazer atividade física aumenta. Sem esquecer na redução do stress e da ansiedade e, portanto menos beliscos ao longo do dia”, diz Thaís.

Portanto, aprender é a palavra certa para quem não curte ser desafiada. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês dá uma dica: pensar no futuro. “É de extrema importância para a mulher imaginar como uma vida saudável poderá deixá-la mais forte e preparada para ver seus filhos crescerem, por exemplo, ou até mesmo para ter uma velhice mais tranquila, sem o risco de doenças provenientes da má alimentação”, conta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s