Letícia Spiller: o treino por trás do corpo espetacular aos 41 anos

A atriz faz um pouco de tudo para ter um corpo desenhado. Balé, ioga, musculação e treino na areia são algumas das atividades praticadas por ela.

Letícia não tem preguiça de mexer o corpo. Faz musculação, exercícios aeróbicos e ioga. De quebra, há quase 17 anos a atriz faz aulas de balé duas ou três vezes por semana. “Adoro me exercitar ouvindo música. Pratico spinning e transport na academia do meu prédio”, comenta.

Ela também gosta de treinar na praia em companhia do personal trainer Bruno Brandão. Segundo ele, ela é muito dedicada. “Mesmo durante a gravidez, não parou de treinar. Trabalhamos até 2 dias antes do nascimento de sua filha, Stella, e retomamos após o terceiro mês, com liberação do médico”, comenta o personal. 

“Desde 2012 também executamos muitos treinos na areia e Letícia está cada vez melhor”, acrescenta o personal. Na praia, o treino elaborado inclui diversos tipos de abdominais, fortalecimento da coluna e deslocamentos na areia com obstáculos. “Sem contar que há sprints (tiros) com corda de tração e exercícios funcionais com a medicine ball de quatro e seis quilos”, completa Brandão.

Confira o treino de musculação da Letícia:

Membros inferiores

Agachamento unilateral com step / 3x 12-15 repetições

Leg press com anilhas 200 kg / 3x 10-12 repetições conjugado com agachamento livre / 3x 15 repetições

Cadeira extensora com 55 kg / 3x 10-12 repetições

Extensão do quadril com caneleira e joelho estendido no banco alto com 13 kg / 3x 15 repetições

Mesa flexora com 46 kg / 3x 10-12 repetições conjugado com levantamento terra com 25 kg / 3x 15 repetições

Cadeira abdutora com 65 kg / 3x 10-12 repetições

Cadeira adutora com 55 kg / 3x 10-12 repetições

Flexão plantar com 45 kg / 3x 10-12 repetições

Membros superiores

Supino barra longa com 10 kg de cada lado / 3x 10-12 repetições

Crucifixo com halteres de 6 kg / 3x 10-12 repetições conjugado com flexão no solo 3x 10-12 repetições

Abdução dos ombros com halteres de 6 kg / 3x 10-12 repetições

Puxada aberta com 25 kg /3x 10-12 repetições

Remada aberta com 20 kg / 3x 10-12 repetições conjugada com remada fechada na mesma máquina / 3x 10-12 repetições

Bíceps halteres com 7 kg / 3x 10-12 repetições

Tríceps “paralela fechada” na máquina com 35 kg / 3x 10-12 repetições

Tríceps cross com corda com 15 kg / 3x 10-12 repetições

Os ritos tibetanos

A atriz começou a fazer ioga aos 26 anos. Mais tarde, em 2008, descobriu os ritos tibetanos e virou fã. São posturas inspiradas em movimentos da ioga, que têm como objetivo harmonizar os centros de energia do corpo, conhecidos como chacras. “Faço todos os dias, ao levantar, ainda em jejum”, comenta. Cada um dos exercícios deve ser realizado 21 vezes, mas ela reduz para 11 repetições nos dias em que precisa sair correndo para gravar. Se quiser conhecer, comece com três repetições de cada um e aumente a cada semana. Respire sempre pelo nariz.

1º rito
Em pé, coluna ereta, abra os braços na altura dos ombros. Gire da esquerda para a direita até fazer uma volta completa, olhando para a frente.

2º rito
Deitada de costas, braços estendidos ao longo do corpo, palma das mãos no chão e dedos unidos. Erga a cabeça até tocar o queixo no peito e eleve as pernas estendidas até ficarem na vertical. Volte à posição inicial.

3º rito
Ajoelhada, com o tronco ereto, os braços estendidos ao longo do corpo e a palma das mãos nas coxas, incline a cabeça até tocar o queixo no peito. Leve a cabeça e o corpo para trás, mantendo-se ereta e firmando as mãos nas coxas.

4º rito
Sentada, pernas estendidas e afastadas, costas eretas e mãos abertas no chão, ao lado dos quadris, com os dedos para a frente. Incline a cabeça até o queixo tocar no peito. Inspirando, leve a cabeça para trás e erga o corpo, flexionando os joelhos e mantendo os pés no chão e os braços estendidos. A posição final lembra uma mesa: tronco e coxas paralelos ao chão; pernas e braços como os pés do móvel.

5º rito
De bruços, cotovelos flexionados e palma das mãos no chão, ao lado do peito. Inspire, contraindo os glúteos e as coxas, e erga o tronco apoiando-se nas mãos e nos dedos dos pés. Mantendo pernas e braços esticados e calcanhares no chão, eleve os quadris até formar um V invertido.

Letícia Spiller usa biquíni Triya e esmalte Dior, cor Nirvana.

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