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Garota se equilibra em um pé sóFotos Fabio Mangabeira

Malhação dois em um

Por Christina Biltoveni  Agachamento unilateral (coxas, glúteos e core)

Que o agachamento e o glúteos em quatro apoios são dois excelentes exercícios para modelar o bumbum e tonificar as coxas, a gente sabe. A novidade é que basta desestabilizar uma parte do corpo durante a execução de qualquer um deles que você consegue acionar o core (musculatura abdominal e de parte das costas, da linha do sutiã à da calcinha) e, conseqüentemente, chapar a barriga. Esse é o princípio do core trainning, treinamento que tem como base a instabilidade para trabalhar a musculatura do centro do corpo.

Aqui no Brasil, um dos experts na técnica é o professor Disnei Sanches, da academia Pelé Club, em São Paulo. “A proposta é não ter estabilidade para realizar o movimento. E você pode fazer isso utilizando objetos, como uma bola, ou colocando o corpo numa posição em que fique desequilibrado”, explica. Ou seja: ao tirar uma perna do chão, a outra automaticamente é recrutada e você ainda tem que ativar os músculos profundos do abdômen, que é essencial para ajudar no equilíbrio. “Com isso, trabalha a musculatura do ponto de apoio e a da barriga ao mesmo tempo. Em um único exercício, malha duas partes do corpo”, completa. Sem contar que, como um maior número de grupos musculares é acionado, o gasto calórico aumenta bastante durante a execução.

Monte sua aula

Iniciante: 2kg (halteres e caneleiras)
Intermediário: 3kg (halteres e caneleiras)
Avançado: 4kg ou mais (halteres e caneleiras)

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