O que você precisa saber sobre se exercitar durante a menstruação

Se você acredita que treinar menstruada não é uma boa ideia, vamos te ajudar a quebrar este tabu!

Quando chegam aqueles dias, tudo o que você quer é se enfiar debaixo das cobertas com uma compressa de água quente, suas comidinhas favoritas e deixar o treino para outro dia. Mas a verdade é que vencer o cansaçõ e a cólica pode ser uma boa ideia para manter sua rotina fitness e até trazer benefícios para os sintomas menstruais. Veja o que você precisa saber sobre se exercitar neste período:

O tipo de treino importa

Claro que qualquer exercício é melhor do que nenhum, mas para colher mais benefícios, escolha um treino de alta intensidade. As endorfinas ajudam a aliviar a dor e seu corpo a se livrar das prostaglandinas, substâncias químicas produzidas durante a menstruação (e em outras ocasiões, como quando você se lesiona) que podem causar inflamação, contrações musculares, dor e febre. Portanto, quanto mais endorfinas você libera, menos dor você sente!

Precisa de outra razão para escolher fazer um treino HIIT em vez da ioga? Hormônios sexuais. Os níveis de progesterona e estrogênio estão em seu ponto mais baixo durante a menstruação. Isso significa que seu corpo é capaz de acessar carboidratos e glicogênio mais facilmente do que quando o estrogênio está em um ponto alto (no meio de seu ciclo). Resultado: o combustível que seu corpo precisa para um treino superintenso está mais prontamente disponível.

Cardio é melhor do que musculação

Se seu objetivo é aliviar os sintomas, você deve se concentrar mais na esteira e menos nos pesos. Um estudo publicado no Crescent Journal of Medical and Biological Sciences mostra que há uma relação direta entre a capacidade aeróbia e a gravidade dos sintomas da TPM: quando a quantidade de exercícios aeróbicos aumenta, os sintomas da TPM diminuem. Em se tratando de exercícios anaeróbios (musculação), os pesquisadores não encontraram nenhuma conexão significativa.

Além disso, a temperatura do seu corpo é mais baixa quando você está menstruada graças à queda nos hormônios. Isso significa que você pode armazenar mais calor sem esgotar seu sistema nervoso central. Como você tira vantagem disso na prática? Os tiros de corrida vão ficar mais fáceis!

Veja também: Ciclo menstrual: os melhores exercícios para fazer naqueles dias

O exercício ajuda com os sintomas

Ok, o exercício não reduzirá seu fluxo na hora (apesar de estudos já mostrarem que isso pode acontecer em longo prazo). Porém, suar o top pode ser benéfico para outros sintomas. Quando você transpira, seu corpo está eliminando água, o que pode aliviar o inchaço comum naqueles dias. Além disso, pesquisas publicadas no Crescent Journal of Medical and Biological Sciences mostram que se você malha três vezes por semana, especificamente fazendo exercícios que elevam sua frequência cardíaca, sintomas como dor de cabeça, fadiga e dores podem ser reduzidos.

Você não fica mais suscetível à lesões

Apesar de algumas pessoas acreditarem nisso, não há razão para se preocupar mais do que o normal com risco de lesões – apenas fique atenta com seu nível de cansaço e concentre-se para executar os movimentos de forma correta!

E mais: 8 erros que você comete durante a menstruação

Sua performance continuará a mesma

A menos que você tenha um fluxo extremamente intenso, não é provável que o desempenho do seu treino caia. Em um estudo com 241 atletas de elite sobre como o ciclo menstrual afetava o desempenho, os pesquisadores observaram que cerca de 62% das mulheres acreditavam que sua performance era tão boa quanto quando não estavam menstruadas. E se você está pensando que isso é só por que são atletas de elite, não é bem assim. Outro estudo da Universidade West Virginia, nos Estados Unidos, descobriu que, quando analisados durante a primeira e a segunda metade de seus ciclos menstruais, corredoras ainda se saíam tão bem quanto quando estavam fora do ciclo. Então vamos lá, amarre o tênis! É hora de começar a suar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s