Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga

Um estudo recente, feito nos Estados Unidos, desvendou quais os exercícios mais poderosos para ficar com a barriga lisinha e bem desenhada. Saiba tudo aqui e coloque a teoria em prática!

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga

Foto: Fabio Mangabeira

Curiosa para conhecer a lista dos melhores abdominais? “Os eleitos são alguns dos mais simples e conhecidos, mas que apresentam uma grande vantagem: acionam mais de uma parte do abdômen ao mesmo tempo”, diz Bianca Vilela, professora de educação física e mestranda em fisiologia do exercício, de São Paulo.
 
Para elaborar o ranking, os pesquisadores do Laboratório de Biomecânica da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, monitoraram um grupo devoluntários, que realizou os 13 exercícios mais comuns em ordem aleatória. Durante o teste, feito em maio deste ano, foi usado o eletromiógrafo, um aparelho que mede os sinais elétricos emitidos pelo músculo em atividade. O critério foi simples: quanto mais sinais eram descarregados, melhor posicionado ficava o exercício.
 
Aqui, você confere os 5 mais eficientes:
 

Bicicleta no solo

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga
Deitada, pernas unidas, levemente flexionadas e suspensas (um pouco acima do chão). As mãos ficam atrás da cabeça. Flexione um dos joelhos formando um ângulo de 90 graus e estique a outra perna próxima ao chão. Ao mesmo tempo, leve o cotovelo oposto à perna estendida em direção ao joelho. Em seguida, faça o mesmo movimento com o outro lado. 
 
Faça 3 séries de 30 repetições.
 


Reverso

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga
Deitada de costas, joelhos semiflexionados, mãos ao longo do corpo. Contraia o abdômen e traga os joelhos em direção ao peito até tirar o cóccix do chão. 
 
Faça 3 séries de 30 repetições.
 


Tradicional com a perna estendida

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga
Deitada de costas, pernas unidas e estendidas para o alto, mãos atrás da cabeça. Eleve o tronco, tirando os ombros do chão, e volte. 
 
Faça 3 séries de 30 repetições.
 


Prancha no solo

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga
De bruços, com os antebraços apoiados no chão, pernas estendidas e ponta dos pés apoiada. suba o corpo, formando uma linha reta da cabeça até os tornozelos, mantendo o abdômen contraído. Segure 30 segundos na posição. 
 
Repita duas vezes.
 


Tradicional na bola

Os 5 melhores abdominais para chapar a barriga
Com a lombar bem apoiada na bola, deixe os joelhos flexionados, as pernas paralelas e afastadas na largura dos quadris, os pés firmes no chão e as mãos atrás da cabeça. Eleve o tronco, tirando os ombros da bola, e volte. Quando subir, olhe para o alto e solte o ar. 
 
Faça 3 séries de 30 repetições.
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