Posso fazer crossfit mesmo sem nunca ter treinado nada antes?

Acompanhamos o desempenho da leitora Carla Bal (que era sedentária) por três meses. Resultado? Ela perdeu 15 kg!

O que você pensa quando ouve a palavra crossfit? Homens e mulheres musculosos que parecem super-heróis e são capazes de realizar qualquer exercício com facilidade? Errr… Não é bem assim. “As pessoas têm a imagem dos atletas de elite do CrossFit Games, como a islandesa Katrin Tanja Davidsdottir. Mas, na vida real, até quem é sedentária pode praticar a modalidade”, garante o educador físico Fabrício Flórido, sócio do boxe Crossfit Mansion, em São Paulo, onde nossa leitora Carla Bal vem treinando há três meses até quatro vezes por semana.

“No começo, achei que não fosse conseguir fazer nenhum exercício – tinha dificuldade até no aquecimento. Hoje, já ganhei consciência corporal, fôlego e força”, diz ela. “E perdi 15 kg!”, comemora. A seguir, respondemos as principais dúvidas de quem é iniciante.

Precisa ser fitness?

Não. Você pode ser sedentária, experiente em outro esporte ou ter alguma limitação articular. Tanto faz. “A gente consegue adaptar os exercícios de acordo com o nível, o preparo físico e os incômodos da aluna”, explica Fabrício. A Carla, por exemplo, faz snatch (uma espécie de levantamento de peso) com uma barra educativa, mas, no começo, usava apenas um cano de PVC. O aumento da intensidade acontece gradativamente conforme o movimento deixa de ser um desafio. “Cada dia, tem algo novo para superar, o que é bom porque estou sempre tentando melhorar”, diz Carla.

Veja tambémDieta do crossfit: define o corpo, melhora o desempenho e previne lesões

Vou ficar musculosa demais?

Para ganhar massa magra, você precisa combinar o treino com uma alimentação específica para esse objetivo. Claro que o crossfit vai ajudar você a secar – a Carla perdeu 15 kg em três meses! (veja na foto abaixo) – e a construir músculos mais fortes e potentes, só que ele não vai fazer você hipertrofiar e ficar gigantesca. “A gente trabalha vários músculos de uma única vez, o que acaba sendo mais funcional”, esclarece Fabricio. O resultado geralmente é um corpo desenhado, com braços e pernas definidas.

Antes de depois da Carla Bal no crossfit

(Acervo pessoal/BOA FORMA)

Tenho grande risco de me machucar?

Só se você – e seu coach – ultrapassar os limites do seu corpo. Tenha em mente que a evolução deve ser aos poucos: só coloque peso no exercício quando já dominar totalmente a técnica. “Não tenho essa pegada de competição, então, nunca me influenciei pelo resultado dos outros. Mas, realmente, tem uma galera que segue essa vibe”, confessa Carla. Não caia nessa e controle a empolgação! Para Fabrício, grande parte do segredo está no descanso. “Quem está começando deve treinar no máximo três vezes por semana, em dias intercalados. Os mais avançados podem ter uma frequência maior, mas sempre respeitando um período para recuperação.” Antes de fazer a matrícula em um boxe, confira se os professores são formados em educação física e se possuem o certificado da própria marca crossfit.

Leia maisDieta do crossfit: define o corpo, melhora o desempenho e previne lesões

Quais são os outros benefícios do crossfit?

Além de emagrecer e ganhar tônus, você também melhora capacidades como fôlego, coordenação motora, agilidade e potência. A Carla, por exemplo, não conseguia correr nem duzentos metros no início. Há algumas semanas, ela completou uma prova de 5K em 32 minutos. “Percebo diferença também nas atividades do dia a dia. Não me canso como antes e me sinto bem mais disposta.” A questão é que você não precisa apenas correr ou remar para melhorar o condicionamento cardiovascular. Exercícios de força intensos também dão um boost no seu fôlego.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s